Home Cidade

Araraquara com 730 casos de dengue, perigo à vista

167
Dengue 0115

A ação, que tem como slogan “Dá tempo de acabar com a dengue. Só se for agora”, conta com cartazes, folhetos, outdoor e peças de rádio e vídeo

Dengue 0115Em busca de criadouros e mudanças de hábitos

A Prefeitura está intensificando por meio de campanha de mídia a importância do combate ao Aedes aegypti, o mosquito transmissor da dengue, da chikungunya e do zika vírus.

A ação, que tem como slogan “Dá tempo de acabar com a dengue. Só se for agora”, conta com cartazes, folhetos, outdoor e peças de rádio e vídeo, a fim estimular a participação da população, incluindo as novas gerações, no combate ao Aedes aegypti por meio da adoção de bons hábitos.

De acordo com a secretária de Comunicação, Priscila Luiz, o objetivo é alertar para a necessidade urgente de toda a comunidade se engajar na luta contra o mosquito antes mesmo da chegada do verão. “O momento é crucial para que a população intensifique os cuidados para eliminar possíveis criadouros, evitando aumento nos casos de dengue nos próximos meses”, diz.

Araraquara já registra este ano 730 casos da doença. A situação é preocupante, principalmente porque têm aumentado os casos de dengue tipo 2, que quase não circulou em Araraquara nos últimos anos. Com isso, a maioria dos moradores está suscetível à doença.

Paralelamente à campanha, as equipes de Controle de Vetores da Secretaria Municipal de Saúde continuam com os trabalhos de intensificação na fiscalização de casas em diferentes bairros, com o objetivo de eliminar os criadouros do mosquito.

Além dos trabalhos casa a casa, as equipes também fazem ações de conscientização em escolas e fiscalizam pontos estratégicos da cidade, como empresas de ferro velho, cooperativas de reciclagem e locais com grande circulação de pessoas.

A Secretaria de Saúde solicita a cooperação dos moradores para que inspecionem os próprios imóveis com frequência e permitam a entrada nas residências dos agentes de combate à dengue. Todos os agentes estão devidamente uniformizados e utilizam crachás com nome e o brasão da Prefeitura.

A Secretaria de Saúde também pede a colaboração da população no caso de imóveis fechados ou abandonados. O morador que perceber uma situação dessas nas proximidades de sua residência deve denunciar à Gerência de Controle de Vetores pelo telefone 3303-3123. Com o endereço completo, a Gerência de Vetores vai localizar o proprietário e solicitar o acesso e a fiscalização do imóvel.

COMBATE

Para combater a dengue, é necessário evitar água parada. Por isso, é fundamental manter a limpeza de quintais, calhas, vasilhas de animais e caixas d’água, e evitar o acúmulo de água na parte inferior traseira das geladeiras, locais comuns de criadouros.

Também é preciso recolher copos, garrafas, latas e pneus velhos descartáveis nos quintais de casa, além verificar vasos de flores, ralos e piscinas, que também acumulam água parada e servem de criadouros do mosquito.