Home Cidade

Araraquara está no platô da pandemia da covid-19

Interior e litoral têm regressão no número de casos, internações e óbitos pelo coronavírus

277
Vista do Parque Infantil, Foto: RCIA

Em live realizada na noite desta sexta-feira (28), pelo Instagram, o prefeito Edinho Silva comentou sobre o momento que Araraquara vive em meio à pandemia.

Para ele a cidade está passando pelo platô, há cerca de três semanas e os altos números registrados nesta última semana se devem as reuniões que aconteceram no dia dos pais.

“A cidade está estruturada, mas temos que ter muito cuidado, é necessário que a população respeite a quarentena e só saia de casa em último caso, as reuniões familiares entre outras aglomerações tem aumentado os números de infectados”, disse Edinho.

Segundo estudo realizado pelo Estado de São Paulo, Araraquara chegou ao pico da pandemia no dia 28, e se seguir os indicadores, os números devem começar a cair agora em Setembro.

Quarta semana consecutiva com melhora de índices em todo o estado 

O estado de São Paulo teve redução de 5% nos casos de Covid-19, de 10% nas internações, e de 11 % nos óbitos, em relação à semana anterior. O interior e o litoral também tiveram regressão no número de casos de coronavírus em 6%, de internações em 6% e de óbitos em 18%.

Os números indicam nova redução na média de casos e óbitos.  Internações pelo coronavírus caem pela quarta semana consecutiva, fato inédito desde 26 de fevereiro, quando o primeiro infectado testou positivo no estado.

Pela primeira vez desde o início da pandemia, nenhuma região do estado é rebaixada de fase segundo o nosso Plano SP. “SP prossegue com 88% de sua população em áreas da fase amarela” disse o Governador João Doria.

“Todos os principais índices de capacidade do sistema de saúde e propagação da doença seguem melhorando no estado”, completou o secretário Marco Vinholi.

“É o menor índice de ocupação de UTIs desde o início do Plano SP, com 54%”, informou o secretário de Saúde, Jean Gorinchteyn.

“São ótimos indicadores, que trazem otimismo, mas o cuidado e a precaução devem continuar”, ponderou o secretário Vinholi.

O Estado de São Paulo passa a exportar, por intermédio do Instituto Butantan, pela primeira vez em sua história, 550 mil doses da vacina contra gripe para países asiáticos. O Instituto recebeu encomenda da Organização Mundial de Saúde (OMS) para destinar 300 mil doses da vacina contra gripe para  a Mongólia e 250 mil doses para as Filipinas.

“Dentre os cinco indicadores do Plano SP, dois são os que têm maiores pesos e são correlatos, um deles é a ocupação de leitos de UTI e o outro é a taxa de internações, por isso diante das notícias positivas dadas aqui hoje, gostaria de fazer dois destaques. Primeiro, chegamos a melhor taxa de ocupação de UTIs,  hoje com 54,3% , ante 66% no mês de junho, mostrando com clareza a melhora destes índices”, comentou o Secretário de Desenvolvimento Regional Marco Vinholi.

“Dentre as 22 regiões que são delimitadas pelo Plano SP, 11 destas têm uma taxa inferior a 40 internações por cem mil habitantes, índice este que mede a intensidade da pandemia naquele território”, concluiu Vinholi.