Início Cidade

Pessoas entre 20 e 59 anos são maioria com coronavírus em Araraquara

Com base nas avaliações sistemáticas do perfil das vítimas fatais, as autoridades de Saúde orientam internação de pacientes com idade a partir de 45 anos

63
Foto: Irail Rezende

O Comitê de Contingência do Coronavírus Araraquara, instituído por Decreto Municipal, se reuniu nesta quinta-feira, dia 25 de junho, para novas deliberações sobre as medidas de combate à transmissão da Covid-19.

O Comitê reforça que tem pautado as decisões a respeito dos protocolos de atendimento médico nas análises do avanço de casos positivados na cidade e das faixas etárias com maior transmissão da doença.

De acordo com as estatísticas, a população economicamente ativa, ou seja, jovens entre 20 e 59 anos, é maioria dos casos confirmados, o que ressalta a importância do cumprimento das medidas restritivas impostas pelo decreto municipal, que reconhece estado de calamidade pública no município.

Dessa forma, os órgãos responsáveis pela fiscalização têm intensificado suas ações, principalmente nos estabelecimentos comerciais e de serviços que prestam atendimento ao público para cobrar o cumprimento do decreto.

E à população, cabe a conscientização. É essencial, neste momento de avanço da doença, que os idosos e demais pessoas do grupo de risco permaneçam em isolamento social. No caso das pessoas que precisam sair de casa, é preciso atenção redobrada com o uso de máscaras, distanciamento entre as pessoas e higienização das mãos.

É muito importante também que as pessoas procurem a UPA da Vila Xavier se tiverem sintomas gripais, para avaliação médica. No caso de suspeita, o teste para Coronavírus será realizado no terceiro dia do início dos sintomas

E com base nas avaliações sistemáticas do perfil das vítimas fatais, as autoridades de Saúde orientam internação de pacientes com idade a partir de 45 anos e para todas as pessoas portadoras de comorbidades, independentemente da idade. A internação preventiva garante que os pacientes sejam atendidos prontamente e sejam acompanhados de perto, o que pode evitar muitas complicações e mortes.

A partir de 1º de julho, com a retomada do horário normal dos postos que estavam atendendo em horário estendido, a Secretaria da Saúde vai direcionar o trabalho das equipes para o fortalecimento dos serviços de bloqueio, acompanhamento e orientação dos casos positivados e seus comunicantes.

Todo o esforço está sendo empregado no enfrentamento da Covid-19 em Araraquara, mas a população precisa colaborar, respeitando o isolamento e o distanciamento social.