Início Cidade

Araraquara: Filhos de vítima de negligência médica serão indenizados

Cada criança pode receber R$ 200 mil; a Prefeitura Municipal pode ainda recorrer da decisão. O fato aconteceu em 2015, na gestão anterior.

195

A Defensoria Pública de Araraquara conseguiu na Justiça uma decisão que obriga o Município de Araraquara a pagar R$ 200 mil a cada um dos dois filhos de uma mulher em razão de falha de diagnóstico e de tratamento que acabaram por resultar em sua morte. As crianças tinham 3 e 9 anos quando a mãe faleceu. O fato aconteceu em 2015, na gestão anterior. A Prefeitura ainda pode recorrer da decisão.

No pedido de indenização por danos morais, o defensor Público Luís Marcelo Mendonça Bernardes aponta que a mulher compareceu ao Pronto Socorro do Município por 9 vezes durante uma semana. Ela apresentava quadro de pneumonia e dores nas pernas. Ainda assim, segundo a denúncia, a equipe médica se recusou, em todas as ocasiões, a internar a paciente e se limitou a aplicar-lhe medicação para aliviar as dores. O quadro se agravou e a mulher não resistiu. Segundo relatório necroscópico a causa da morte foi hemorragia pulmonar e pneumonia lobar bilateral.

O defensor destaca que “a paciente faleceu em sua residência, desassistida pelo Poder Público, e na presença apenas das duas crianças, que acompanharam de perto toda a agonia passada pela genitora”.