Home Cidade

Araraquara: Fora da média, mais da metade da população não consegue ficar em casa

A melhor média de isolamento social conseguida por Araraquara desde a implantação do SIMI foi no domingo, 29 de março: 54%. O índice está bem longe dos 70% exigidos pelas autoridades da Saúde Pública.

374
Filas que se formam em lotéricas na cidade

O Sistema de Monitoramento Inteligente (SIMI-SP) do Governo de São Paulo mostra que o percentual de isolamento social em Araraquara neste sábado (18) está ainda bem abaixo dos índices exigidos como medida de isolamento social no enfrentamento ao coronavírus: apenas 47%. O resultado contudo foi superior ao registrado um dia antes, sexta-feira que ficou em 43% , provavelmente por se tratar de dia útil.

De acordo com o Coordenador do Centro de Contingência do Coronavírus em São Paulo, o médico infectologista David Uip, a adesão ideal para controlar a disseminação da COVID-19 (doença causada pelo vírus) é de 70%. De acordo com o SIMI, 29 de março, domingo, foi o dia em que a população mais ficou em casa chegando o índice a 54% de isolamento social.

No Estado de São Paulo a média apresentada é de 50% o que levou o governador João Doria dizer que “se a taxa continuar baixa, o número de leitos disponíveis no sistema de saúde não será suficiente para atender a população”. Assim, a exemplo do que tem ocorrido em Araraquara, onde a secretária municipal de Saúde, Eliana Honain, tem apelado para que as pessoas deixem suas casas por extrema necessidade, também Doria tem reforçado o pedido para que a maioria da população reduza drasticamente a circulação nas ruas visando diminuir a velocidade de contágio do coronavírus.

“Quero pedir à população que tome cuidado e atenda à orientação do isolamento social. É fundamental que a população tenha solidariedade. Cada pessoa que desnecessariamente se aglutina ou agrupa em algum lugar está colocando em risco a sua própria vida e as de seus familiares, vizinhos e outras pessoas. O coronavírus não escolhe classe social, ele atinge a todos. Em São Paulo, seguimos o que a medicina e seus especialistas recomendam. Se não tivermos a colaboração da maioria, muitos vão sofrer e perder suas vidas”, disse Doria.

INTELIGÊNCIA

A central de inteligência analisa os dados de telefonia móvel para indicar tendências de deslocamento e apontar a eficácia das medidas de isolamento social. Com isso, é possível apontar em quais regiões a adesão à quarentena é maior e em quais as campanhas de conscientização precisam ser intensificadas, inclusive com apoio das prefeituras.

No momento, há acesso a dados referentes a 104 cidades com mais de 70 mil habitantes, que podem ser consultados e estão também disponibilizados em gráficos no site https://www.saopaulo.sp.gov.br/coronavirus/isolamento. O sistema é atualizado diariamente para incluir informações de municípios.

O SIMI-SP é viabilizado por meio de acordo com as operadoras de telefonia Vivo, Claro, Oi e TIM para que o Estado possa consultar informações agregadas sobre deslocamento nos 645 municípios paulistas. As informações são aglutinadas e anonimizadas, sem desrespeitar a privacidade de cada usuário.