Início Cidade

Araraquara pode passar para a fase amarela nesta sexta (10)

O aumento da flexibilização econômica, depende do desempenho dos outros municípios da região que fazem parte da mesma DRS.

1137

O Comitê de Contingência do Coronavírus Araraquara, aguarda a nova atualização do Plano São Paulo, que será anunciada nesta sexta-feira (10) pelo governador João Dória, orientando a flexibilização da economia nos municípios paulistas. O Plano São Paulo dividiu o Estado em 17 Departamentos Regionais de Saúde, que estão categorizados segundo uma escala de cinco níveis de abertura econômica.

A partir dele, cada região poderá reabrir determinados setores de acordo com a fase em que se encontra. As regras são: média da taxa de ocupação de leitos de UTI exclusivas para pacientes com Coronavírus, número de novas internações no mesmo período e o número de óbitos.

A requalificação de fase é feita semanalmente, após a análise destes três quesitos, de maneira regional. A DRS de Araraquara se encontra na fase laranja e o avanço para a fase amarela, que aumentaria a flexibilização econômica, depende do desempenho dos outros municípios da região que fazem parte da mesma DRS.

Por isso, são feitas reuniões semanais entre os prefeitos da DRS, através de videoconferência, para que a região possa se articular, visando a mudança de todos para a fase amarela.

O Comitê reforça também que a participação de toda a população nesse processo é fundamental, já que o isolamento das pessoas do grupo de risco e o cumprimento das medidas restritivas e de proteção, como o uso de máscaras e o distanciamento social, são armas importantes de contenção da transmissão da Covid-19.

Os indicadores de saúde definem em qual das cinco fases de permissão de reabertura a região se encontra:
  • Fase 1 – Vermelha: Alerta máximo.
  • Fase 2 – Laranja: Controle.
  • Fase 3 – Amarela: Flexibilização.
  • Fase 4 – Verde: Abertura parcial.
  • Fase 5 – Azul: Normal controlado.