Início Cidade

Araraquara: Reinfecção por covid-19 é confirmada pelo SESA

A cidade de Ribeirão Preto também apresentou um caso de uma técnica de enfermagem

236
Sesa Gripe H

O Serviço Especial de Saúde (SESA) de Araraquara confirmou a reinfecção por coronavírus de um técnico de enfermagem do SAMU. Segundo informações, o homem teve diagnóstico positivo em abril, com sintomas leves da doença. Ao apresentar sintomas fortes nos últimos dias, ele fez um novo teste que confirmou a reinfecção da doença.

O técnico de enfermagem está internado na UTI do Hospital Estadual de Américo Brasiliense (HEAB), onde está entubado.

De acordo com o Dr. Walter Figueiredo, diretor do SESA, o paciente, que tem entre 50 e 60 anos, foi submetido a dois testes PCR, onde são observadas as partículas virais no material genético. Os dois testes positivaram. “É uma doença nova, estamos dependendo de uma série de observações clínicas. Existem relatos dessa possibilidade, e tudo precisa ser investigado, como o sequenciamento viral desta reinfecção”, diz.

Segundo Dr. Walter Figueiredo, é preciso saber em que condições ocorreu a reinfecção, com a realização de procedimentos referências e pesquisas. “Teoricamente, a pessoa está positivada em dois momentos. Será que esse vírus pode ter mudado? Todas as pessoas adquirem anticorpos? Neste caso, tudo isso terá que ser investigado. Pode ser mutação, pode ser uma reativação do vírus.”, completa.

A USP (Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo) confirmou através de pesquisas que a reinfecção, ainda que rara, é possível.

Uma investigação conduzida pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP) em Ribeirão Preto, confirmou que é possível a reincidência de contaminação por covid-19. Um relatório apontou que uma técnica de enfermagem da cidade contraiu o vírus por duas vezes.