Início Cidade

Araraquara tem 134 casos de Covid 19; outros 39 aguardam resultados

Boletim distribuído após o meio-dia pela Prefeitura Municipal, através do Grupo de Contingência, diz que 31 pacientes permanecem em quarentena

66

Segundo a secretária municipal de Saúde, Eliana Honain, o caso mais recente de óbito suspeito de coronavírus em Araraquara é um idoso, de 72 anos, com comorbidades, que faleceu ontem. Enviadas as amostras para análise é bem provável que até amanhã, quinta-feira, já seja anunciado se foi vítima do vírus.

O Comitê, no mesmo boletim, também esclarece que a mulher de 39 anos que faleceu na noite da segunda-feira não vivia em situação de rua, ao contrário do informado no boletim passado. Ela possuía comorbidades e já deu entrada no hospital público da cidade em estado grave. “O Comitê pede desculpas pelas informações desencontradas”, assegura a nota.

Nesta quarta-feira (13), aguardam resultados de exames 39 amostras. Do total de casos confirmados, 31 permanecem em quarentena e 99 já saíram. Hoje, 12 pacientes estão internados. Destes, 11 casos suspeitos estão em enfermaria e 1 paciente confirmado está internado em UTI.

Foram notificados, até o momento, 4 óbitos confirmados decorrentes de Coronavírus na cidade e 3 aguardam resultados de exame. Foram coletadas amostras para exames nos dois casos suspeitos de óbito e os resultados estão sendo aguardados.

“Destacamos que os casos suspeitos e confirmados, assim como seus comunicantes, estão sendo monitorados pela Secretaria Municipal da Saúde. O objetivo é orientar e cobrar o cumprimento da quarentena. O município possui, até o momento, 59 bairros com casos notificados. Os mais recentes são Jardim Paulista, Jardim São Bento e Vale das Rosas”, completa a nota vinda da Prefeitura Municipal.

NOVA REUNIÃO

O Comitê de Contingência do Coronavírus, instituído pela Prefeitura de Araraquara, esteve reunido nesta quarta-feira (13), para avaliação e novas deliberação de ações de combate à transmissão da Covid-19.

Com o Hospital da Solidariedade pronto para atendimento, o Município de Araraquara passa a contar com mais 51 leitos no enfrentamento ao novo coronavírus. São 31 leitos de enfermaria e 20 leitos de semi-UTI para pacientes diagnosticados com a Covid-19.

Os pacientes serão encaminhados ao hospital pelo Polo de Atendimento Estratégico do Coronavírus, que fica na UPA da Vila Xavier e faz a triagem de todos os casos suspeitos da doença — é para lá que pessoas com sintomas gripais devem ir para procurar o primeiro atendimento.

O hospital, que agora passa por sanitização, possui 2.548 m² de área construída e foi estruturado para que a rede de saúde do município tenha condições de atender o crescimento da doença no interior do estado de São Paulo e prestar o melhor atendimento à população de Araraquara.

A estruturação da rede de saúde com aumento do número de leitos de UTI atende as condições consideradas necessárias pelo Governo do Estado para a flexibilização regional da quarentena. São elas o isolamento social acima de 55%, a redução sustentada de novos casos da doença por 14 dias consecutivos e a ocupação abaixo de 60% nos leitos de UTI exclusivos de Covid-19.

Cabe portanto, à população, fazer a sua parte e manter o isolamento social. Em Araraquara, a taxa de isolamento tem ficado em torno de 40% nestes últimos dias.

Para a redução da transmissão da doença, o Comitê reforça a importância do isolamento social, o uso de máscaras protetivas e a higienização frequente das mãos com água e sabão ou álcool gel.