Início Cidade

Araraquara tem 41 casos de dengue confirmados e mantém ações diárias contra o mosquito

Equipes de combate realizam operações conjuntas na cidade contra criadouros do mosquito Aedes aegypti, o causador da doença

130

Nos dois primeiros meses de 2020, Araraquara registrou menos de 50 casos de dengue. Foram registrados 31 casos em janeiro e 10 em fevereiro.

Entretanto, para manter baixos esses números será necessário manter a parceria entre a Prefeitura e a população no combate à dengue na cidade, que em 2019 sofreu uma epidemia da doença. Neste mesmo período, em 2019, os casos confirmados passavam de sete mil.

Para o coordenador de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal da Saúde, Rodrigo Ramos, somente a manutenção da série de ações conjuntas pode manter baixos os casos de notificação.

O coordenador de Vigilância em Saúde, durante entrevista para o programa da Secretaria de Comunicação, o Canal Direto com a Prefeitura, acrescentou que as equipes de combate continuam encontrando larvas do Aedes nas ações realizadas de casa em casa, principalmente em vasos externos de flores e em materiais descartáveis jogados nos quintais.

Além das ações diárias que envolvem a parceria de empresas e também com palestras educacionais temáticas, a Prefeitura instalou armadilhas em várias regiões da cidade que irão capturar as fêmeas grávidas para detectar por quais vírus elas estão infectadas.

“O combate ao mosquito da dengue tem quer ser permanente, principalmente agora, durante o período de chuvas, que é mais propicio para a proliferação dos criadouros”, reforçou Rodrigo.

Vale destacar que desde novembro de 2019, a Prefeitura lançou um plano de ação de combate à dengue em Araraquara. Denominado “Todos juntos, todo dia, contra a dengue”, a campanha envolve setores da mídia e outras instituições da sociedade civil.