Araraquara tem mais 18 novos casos de coronavírus nesta sexta-feira

Num breve boletim a secretária de Saúde, Eliana Honain, apresentou resultados de amostras enviadas aos laboratórios. Com isso, o município chega aos 1041 casos.

53

A Prefeitura do Município de Araraquara ao criar uma estrutura de atendimento à população durante o período de pandemia imaginava que de fato – a situação seria extremamente grave. Contudo, Araraquara com os recursos disponíveis de atendimento vem conseguindo manter um excelente padrão de combate a propagação do vírus.

Desde o início da pandemia até dia 1º de julho, já foram feitos 8.300 testes, o que representa 3.516 testes para cada 100 mil habitantes — Araraquara tem estimativa populacional de 236.072 pessoas, segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

Do total de testes, 4.281 foram feitos em parceria com a Unesp (Universidade Estadual Paulista), coletados em pacientes com sintomas da doença (método RT-PCR), e 4.019 foram testes rápidos em parceria com a Uniara (Universidade de Araraquara) para detectar o percentual de pessoas que já desenvolveram anticorpos contra o novo coronavírus. Não estão contabilizados os exames realizados em laboratórios particulares.

As amostras enviadas nos últimos dois dias apresentaram novamente o equilíbrio de uma média variável entre 13% e 20%, ocorrendo em determinados momentos um pico de até 32%. No caso desta sexta-feira, segundo Eliana Honain, das 110 amostras, 18 retornaram positivas.