Autoridades civis e militares, entre elas representantes Guarda Civil Municipal (GCM), do 13º Batalhão da Polícia Militar do Interior (BPMI), Tiro de Guerra de Araraquara (TGA) e Corpo de Bombeiros, celebraram o Dia da Independência do Brasil na manhã de sábado (7), em ato cívico realizado na sede do TGA.
“Este é um momento importante para refletirmos sobre nossa história, desde o processo de separação entre Brasil e Portugal em 1822, que marcou o início da nossa jornada como uma nação independente. Aqui em Araraquara, nós temos o 22 de agosto, aniversário da cidade, quando realizamos o tradicional desfile cívico, então, pela proximidade das datas, é difícil mobilizar as escolas num período tão curto, mas nunca deixamos de celebrar o 7 de setembro, pela sua relevância. Infelizmente, muitos brasileiros e brasileiras perderam suas vidas lutando pela independência. Por isso, é importante termos dimensão do significado da construção de uma nação. E nós temos que construir a nossa nação todos os dias, na nossa cidade. Precisamos trabalhar todos os dias por um Brasil justo, humano e democrático, com respeito e solidariedade entre as pessoas”, declarou o prefeito Edinho, em sua saudação aos presentes na cerimônia. “É uma honra visitar o Tiro de Guerra, um dos mais antigos do país, em atividade desde 1911, que tem sido um parceiro fundamental da Prefeitura em diversas ações sociais. Juntos, continuaremos trabalhando pelo fortalecimento da nossa cidade e do nosso país. Muito obrigado aos atiradores do Tiro de Guerra e seus familiares aqui presentes e obrigado à banda do 130 Batalhão, por sempre abrilhantar nossos eventos”, finalizou o prefeito, que presidente da Junta de Serviço Militar e diretor do TGA.
Também participaram da solenidade o vice-prefeito e secretário municipal do Trabalho, Desenvolvimento Econômico e Turismo, Damiano Neto; o secretário municipal de Cooperação de Assuntos de Segurança Pública, Alexandre Pomponi; a comandante da Guarda Civil Municipal (GCM), Juliana Zácaro, o Capitão PM Gardin, representando o 13º Batalhão de Polícia Militar do Interior; o subtenente João Dias Esteves, chefe de instrução do Tiro de Guerra 02-002 de Araraquara; o chefe de gabinete, Renato Ribeiro; a secretária municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, Jacqueline Pereira Barbosa; e a secretária municipal de Obras e Serviços Públicos, Renata Bratfisch.