Denuncia que chegou até a redação do Portal RCIA por meio de uma protetora de animais do bairro do Santana, da conta que moradores em situação de rua que passam a noite na Casa Transitória com seus animais, sem guia, têm matado gatos nos arredores.
Segundo o vídeo enviado pela protetora, os homens saem da Casa Transitória pela manhã com os cachorros soltos e eles atacam todos os gatos que vêem pela frente, e alguns foram encontrados estraçalhados.
“Moradores que tentam conversar com os andarilhos a respeito da necessidade de guias para os animais, eles agridem verbalmente e até atentam contra a nossa integridade física” – diz a moradora que disponibilizou o vídeo.
Vizinhos entraram em contato com um funcionário da Casa Transitória, que disse que “não sou responsável por eles”. A protetora então entrou em contato com a Promotoria Pública para que tomasse providências, mas até o momento nada foi feito.
O que diz a Prefeitura
A Gerência de Zoonoses vai enviar um fiscal à Casa Transitória para verificar a denúncia e orientar os moradores do local. Se necessário, serão providenciadas guias para os cães. É importante ressaltar que faz parte da cultura dos moradores em situação de rua ter a guarda desses animais, por esse motivo a Casa Transitória possui estrutura e aceita acolher esses animais junto aos seus responsáveis. A responsabilidade sobre os animais é do próprio morador em situação de rua que é orientado sobre a guarda responsável.