Home Cidade

Caminhão da coleta de lixo incomoda moradores do São José ao Lupo com barulho de madrugada

Além de utilizar veículo inapropriado para recolher resíduos domiciliares, terceirizada do Daae causa transtornos à população (veja as imagens); autarquia disse que problema é pontual e será resolvido em breve

901
Barulho do caminhão de lixo acorda moradores de madrugada

A empresa terceirizada contratada pelo Departamento Autônomo de Água e Esgotos (Daae) para fazer a coleta do lixo domiciliar pela cidade de Araraquara tem causado transtornos a moradores de vários bairros.

No São José, próximo à Via Expressa, um morador chegou a gravar imagens do serviço sendo feito às 2h da manhã, com barulho alto. O vídeo (que pode ser visto abaixo) acaba evidenciando ainda que a coleta está sendo feita com caminhonetes improvisadas e inadequadas para o recolhimento do lixo.

Celso Franco, que fez o registro, fica indignado com o barulho alto de madrugada, que acabou acordando vários moradores dos arredores. A caminhonete, após coletar os resíduos pelas ruas, para em frente à sua casa e faz a transferência dos sacos de lixo para o caminhão compactador, trabalho que durou mais de meia hora.

“Acho que deveriam fazer esse tipo de coisa em algum lugar específico. O maior problema é que o motor fica ligado o tempo todo e foi com esse barulho que acordei assustado”, opina Franco.

O incômodo ocorre também no Residencial Lupo. De acordo com Luciene, síndica do Condomínio Parque Alentejo, os moradores daquela região também sofrem com o problema. “Eles disseram que é o último ponto de coleta, aí eles passam após a meia-noite e o caminhão fica ligada para ir compactando o lixo. Além disso tem o barulho das conversas, eles ficam falando alto”, acrescenta.

Ela reclama ainda da coleta do lixo na parte da manhã. “O porteiro coloca todo o lixo para fora e muitas vezes eles demoram muito, e o carrinho cheio de lixo fica por muito tempo em frente ao condomínio”, completa.

Questionado sobre as irregularidades na coleta e sobre o barulho que tem tirado o sono de muitos araraquarenses, o Daae informa que isso ocorreu porque “alguns caminhões compactadores da empresa contratada para a coleta de lixo domiciliar na cidade tiveram problemas e houve a necessidade do auxílio de caminhonetes para a realização do recolhimento dos resíduos”, disse em nota.

A autarquia pondera que a situação foi inesperada e pontual e logo todos os caminhões estarão operando normalmente. “Enquanto isso, a empresa está sendo providenciada a vinda de caminhões auxiliares”, finalizou a Gerência de Comunicação e Eventos do Daae.