Início Cidade

Campanha conscientiza juventude contra drogas e álcool

Assessor de Política para Juventude, Adriel Barbosa ressalta importância das ações como as Oficinas de Férias

146

O lançamento da campanha “Papo Reto” durante o Carnaval, contra o uso de drogas e o consumo excessivo de álcool, e a realização das Oficinas de Férias marcam o início das ações de 2020 da Assessoria Municipal de Política para Juventude, ligada à Secretaria Municipal de Planejamento e Participação Popular.

Em entrevista ao programa “Canal Direto com a Prefeitura”, via Facebook da Prefeitura de Araraquara, na segunda-feira (4), o assessor da pasta, Adriel Barbosa, destacou a importância das ações e os desafios para o setor.

Segundo Adriel, a campanha de conscientização “Papo Reto” durante o Carnaval visa orientar sobre os riscos do uso de drogas e o consumo excessivo de álcool pela juventude.

O assessor de Política para Juventude também destacou a realização das Oficinas de Férias, no Centro da Juventude “Enides Maria Fernandes de Aguiar Fracasso”, que desde a metade de janeiro e até o final deste mês é oferecida em parceria com as Oficinas Culturais da Secretaria Municipal da Cultura.

Em quase todos os dias da semana, são oferecidas ao público dos 12 aos 29 anos de idade, totalmente gratuitas e sem necessidade de inscrições prévias, as oficinas de Teatro, Samba de coco, Produção de vídeos com celular e Sapateado.

Para participar, basta ao interessado comparecer ao Centro da Juventude, localizado na Avenida Domingos Francisco de Paula, nº 395, no Jardim Pinheiros.

Adriel ainda ressaltou a realização da Oficina de Liberdade de Expressão, ministradas, também gratuitamente, às quartas, quintas e sextas-feiras, das 13h30 às 15h30, pelo psicólogo do Centro, Fábio Modé.

Para essa oficina, o interessado precisa se inscrever, munido de CPF e RG. No caso de ser menor de idade, é preciso estar acompanhado pelo pai ou responsável, também com CPF e RG, além do comprovante de endereço residencial e declaração de matrícula escolar.

Vale destacar que os participantes de todas as oficinas oferecidas no Centro da Juventude têm direto a lanche e ao passe de ônibus.

DESAFIOS

Para Adriel Barbosa, um dos principais desafios da Assessoria “é equalizar tudo o que o jovem anseia, como a questão do emprego e a questão psicológica motivada pela transição à fase adulta”.

Ele também destacou o Orçamento Participativo da Juventude como “um espaço real de deliberação das demandas do setor” e o Mês da Juventude realizada em agosto, como forma de expressar o ser jovem.

Outro destaque é o programa Jovem Cidadão, que está com inscrições gratuitas abertas em Araraquara até esta sexta-feira, dia 7, oferecendo estágios na administração municipal.

O assessor citou ainda a realização da Semana da Empregabilidade e o apoio do Conselho Municipal da Juventude como estímulos a implementação das políticas públicas para o setor, por meio da Prefeitura.

Atualmente, cerca de 100 jovens são atendidos por semana no Centro da Juventude de Araraquara e, segundo Adriel, a meta é atender semanalmente até 300 jovens.

Com telefone 3339-7279, o Centro da Juventude funciona de segunda a sexta-feira no Jardim Pinheiros, das 8h às 18h.

O programa de prestação de serviços “Canal Direto com a Prefeitura” vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 18h30, via Facebook, sempre com um convidado ou representante do governo municipal.