Início Cidade

Covid-19: uma morte e 116 casos confirmados nesta quinta-feira

Araraquara registra queda em mortes e positivações; taxa de ocupação de leitos é de 94% de enfermaria e 91% de UTI

83
Dois homens morreram da doença nesta segunda-feira

Araraquara registrou, nesta quinta-feira (4), uma morte e mais 80 casos positivos de coronavírus, o equivalente a 23% de 351 amostras analisadas na Unesp e na UPA da Vila Xavier. Além destes, mais 36 foram positivados em laboratórios da rede complementar particular, totalizando 116 novos casos. Portanto, agora são 15.085 casos em Araraquara.

Do total de confirmados, 1.019 permanecem em quarentena e 13.841 já saíram. Aguardam resultado de exames 498 amostras. Nesta quinta-feira, 218 pacientes estão internados. Destes, 144 estão em enfermaria – 4 suspeitos e 140 confirmados. E 74 casos estão na UTI – 2 suspeitos e 72 confirmados. Do total de 218 internados, 180 são moradores de Araraquara e 38 são de outros municípios e foram transferidos para hospitais da cidade.

Com relação às internações nos serviços hospitalares que disponibilizam leitos para covid-19 (públicos e privados), a cidade conta hoje com uma taxa de ocupação de 94% de leitos de enfermaria e 91% de UTI. A Santa Casa de Araraquara tem 18 pacientes internados com covid-19, a Unidade de Retaguarda do Melhado tem 36 e o Hospital de Campanha tem 46.

boletim. O óbito mais recente é de uma mulher de 66 anos, sem comorbidades, que estava internada em hospital da rede pública desde o dia 16 de fevereiro.

Todos os positivados, assim como seus comunicantes, estão sendo monitorados pelas equipes da Secretaria Municipal da Saúde. O objetivo é orientar e cobrar o cumprimento da quarentena.

VACINAÇÃO

Continua no município a vacinação contra a covid-19 dos idosos de 80 anos ou mais, no drive-thru do SESC e nas unidades de saúde do SESA, do Jardim Iedda, Vila Xavier e UPA do Valle Verde. O horário é das 8 às 16 horas.

É necessário apresentar o RG e o CPF. Embora não seja obrigatório, o cadastro prévio no site Vacina Já, do Governo do Estado de São Paulo, facilita a triagem.

A segunda dose dos profissionais de saúde que foram vacinados nos dias 6, 8 e 9 de fevereiro, nas categorias Médicos, Enfermeiros, Técnicos de Enfermagem, Fisioterapeutas, Dentistas e Farmacêuticos, será aplicada no sábado, dia 6 de março, na Secretaria Municipal de Saúde ou nas unidades de saúde da Vila Xavier, Jardim Iedda ou no estacionamento da UPA do Valle Verde. A vacinação vai ocorrer também das 8 às 16 horas.

Já a segunda dose dos idosos acima de 85 anos será realizada na próxima segunda e terça-feira, dias 8 e 9 de março, no drive-thru do SESC, nas unidades do SESA e da Vila Xavier.

É importante que todas as pessoas que estão sendo imunizadas fiquem atentas às informações que constam no cartão de vacinação, porque lá estão indicadas a data da segunda dose e o tipo de vacina.