As equipes da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade executaram na quinta-feira (15) a manutenção da arborização urbana do cemitério das Cruzes. A solicitação foi realizada pela própria administração do cemitério.
Durante a manutenção foi realizada a poda em 4 árvores, o plantio de mais 7 exemplares, além da remoção de 13 árvores condenadas devido a lesões e doenças, não havendo possibilidade de recuperação e ocasionando riscos aos frequentadores. Entre essas havia duas espécies exóticas (figueiras indianas). No local das duas figueiras, serão plantados dois ipês brancos, espécie nativa da região.
A espécie exótica é uma árvore que se estabelece para além da sua área de distribuição natural, que pode ter sido plantada intencionalmente ou acidentalmente pelo homem. Muitas delas são espécies invasoras e podem causar impactos ambientais, econômicos, sociais ou culturais. Enquanto que as espécies nativas são as naturais ou originárias da região em que vivem e crescem dentro dos seus limites geográficos.