Home Cidade

Cerimônia marca em Araraquara a nova denominação da Praça Santa Cruz: Padre Afonso

Identificada como Praça de Santa Cruz, ela é hoje um dos pontos de maior destaque no centro antigo de Araraquara além de ser o caminho indicativo para todas as regiões da cidade. A história da Igreja Santa Cruz começa com a inauguração da capela de Santa Cruz em 3 de maio de 1871.

1
Cerimônia político-religiosa no centro da praça

Em solenidade realizada nesta quinta-feira (27), foi oficializada a denominação da Praça da Igreja Santa Cruz “Padre José Afonso Savassa”. A atividade, que aconteceu no próprio espaço público, ocorreu após a missa presidida pelo bispo diocesano Dom Luiz Carlos e também co-celebrada pelo reitor Padre Nelson Antônio Linhares. A missa foi dedicada à Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, santa homenageada com uma programação desenvolvida pela igreja entre os dias 18 e 27 de junho.

O prefeito Edinho falou sobre a importância do evento. “Foi emocionante participar desta homenagem e celebrar a vida e a história do Padre Afonso Savassa. A cerimônia foi marcada pelo descerramento da placa de denominação da praça, um tributo a quem tanto fez pela nossa comunidade. Uma réplica da placa que ficará na praça foi entregue a Fernando, um grande amigo do Padre Afonso que veio diretamente de Tietê, sua cidade natal. Ele trouxe ainda um quadro de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, que era do Padre Afonso, para deixar na Igreja de Santa Cruz”, comentou.

A nova denominação da praça foi sancionada pela lei municipal no 10.027, de 12 de agosto de 2020, de autoria do vereador Rafael De Angeli (Republicanos), que participou do ato. Também participaram da solenidade as deputadas estaduais Thainara Faria (PT) e Márcia Lia (PT); e a presidente do Fundo Social de Solidariedade, Cidinha Silva; Padre Rodolfo Faria, reitor da Basílica de São Bento, entre outros padres da cidade.

Ao longo de seu ministério, de quase 69 anos de vida, com 45 anos de profissão religiosa e 41 anos de sacerdócio, Padre Afonso ocupou diversos cargos de liderança e sempre o fez com muito comprometimento e determinação. Padre Afonso viveu sua vocação com fidelidade, sempre disponível para o trabalho e orientação pessoal aos que o procuravam. Muito colaborou para uma Catequese renovada e para a formação de catequistas. De coração bom, alegre na convivência, com facilidade na comunicação, buscando sempre a força de Deus na oração, conseguiu suportar com paciência as cruzes que a vida lhe ofereceu. Padre Afonso peregrinou por muitos lugares e levou inúmeras pessoas para experimentarem as belezas e bênçãos dos lugares santos e de diversas culturas.