Início Cidade

Cidades na fase laranja em SP poderão abrir comércio por 6 horas

Prefeituras terão opção de autorizar funcionamento de lojas por quatro horas todos os dias ou seis horas apenas quatro dias da semana

163

O governo paulista vai publicar nos próximos dias um decreto que flexibiliza o horário de funcionamento do comércio em cidades que se encontram na fase laranja do Plano São Paulo.

Com a mudança, anunciada nesta quinta-feira (3), prefeituras vão ter duas opções: autorizar a abertura todos os dias por quatro horas diárias ou por seis horas diárias, mas apenas quatro dias da semana.

“Para os municípios e regiões que estão na fase laranja, que é a fase de controle, nós fizemos a avaliação da operação que existe hoje, recomendada, de quatro horas de funcionamento de 20% da capacidade. O ponto que o Centro de Contingência colocou aqui como opcional seria o funcionamento por seis horas durante quatro dias úteis”, afirmou a secretária de Estado de Desenvolvimento Econômico, Patrícia Ellen.

A fase laranja é segunda da retomada da atividade econômica no estado. É posterior à vermelha, em que não é permitido o funcionamento de estabelecimentos comerciais não essenciais, como lojas de ruas e shopping centers.

Encontram-se nesta fase, parte da região metropolitana da capital, além das áreas de Campinas, Taubaté, Baixada Santista, São João da Boa Vista, Araraquara, Barretos e São José do Rio Preto. A nova classificação do Plano São Paulo será anunciada na sexta-feira (3).

Atual classificação do estado de São Paulo por região