Início Cidade

Com novas variantes, Covid coloca todo mundo no grupo de risco

Com mais quatro mortes, Araraquara chega a 162 óbitos decorrentes de Coronavírus

150
Morreu no Brasil o equivalente à população de Araraquara

Dois homens, um de 33 anos, sem comorbidades, e outro de 66 de anos, também sem  comorbidades, e duas mulheres, um de 74 e outra de 75 anos, ambas com comorbidades. Essas foram as vítimas mais recentes da Covid-19 em Araraquara. Com novas variantes circulando na cidade, todos passam a fazer parte do grupo de risco.

O Comitê de Contingência do Coronavírus Araraquara, instituído por decreto municipal, se reuniu nesta quinta-feira, dia 18 de fevereiro de 2021, para novas deliberações sobre as medidas de combate à transmissão da Covid-19.

O Comitê volta a reforçar a importância do cumprimento das regras mais restritivas da quarentena e a atenção com as medidas sanitárias, no caso das pessoas que atuam em serviços essenciais e precisam se deslocar para trabalhar.  É imprescindível o uso de máscara de maneira correta, cobrindo o nariz e a boca, a higienização das mãos e o distanciamento entre as pessoas nos espaços públicos. Os demais devem permanecer em suas casas, em isolamento.

Vale ressaltar também que os contatos domiciliares de positivados devem cumprir corretamente o isolamento de 14 dias.

“São medidas que podem conter a curva de contaminação no nosso município. A situação é grave e é preciso a participação de todos no enfrentamento da pandemia”, diz o boletim divulgado nesta quinta-feira (18).

 SITUAÇÃO EPIDEMIOLÓGICA 

Araraquara registrou nesta quinta-feira, mais 132 casos positivos de Coronavírus, o equivalente a 49% de 272 amostras analisadas na Unesp e na UPA da Vila Xavier. Além destes, mais 39 foram positivados em laboratórios da rede complementar particular, totalizando 171 novos casos.

Portanto, agora são 12.802 casos em Araraquara. Do total de confirmados, 1.230 permanecem em quarentena e 11.410 já saíram. Aguardam resultado de exames 278 amostras.

Hoje, 219 pacientes estão internados. Destes, 152 estão em enfermaria – 4 suspeitos e 148 confirmados. E 67 estão na UTI – 1 suspeito e 66 confirmados. Do total de 219 internados, 181 são moradores de Araraquara e 38 são de outros municípios e foram transferidos para hospitais da cidade.

Com relação às internações nos serviços hospitalares que disponibilizam leitos para Covid-19 (públicos e privados), a cidade conta hoje com uma taxa de ocupação de 100% de leitos de enfermaria e 100% de UTI.

Hoje, a Santa Casa de Araraquara tem 21 pacientes internados com Covid-19, a Unidade de Retaguarda do Melhado tem 22 pacientes e o Hospital de Campanha tem 40 pacientes.

Todos os positivados, assim como seus comunicantes, estão sendo monitorados pelas equipes da Secretaria Municipal da Saúde. O objetivo é orientar e cobrar o cumprimento da quarentena.

Os dados sobre os bairros com casos confirmados e o perfil dos positivados podem ser consultados em link disponibilizado pela Prefeitura, em parceria com o grupo Urbie, Grupo de Inovação e Extensão em Engenharia Urbana da Ufscar. (https://arcg.is/neO5H).

As informações oficiais sobre o enfrentamento do Coronavírus no município estão no site www.araraquara.sp.gov.br e na página do Facebook chamada Prefeitura de Araraquara.