Os 18 vereadores eleitos em 06 de outubro em Araraquara, para cumprimento do mandato no período de 2025 a 2028, tomam posse nesta quarta-feira (01) no anfiteatro do CEAR – hoje Distrito Revee. A solenidade será transmitida pelo Portal RCIA, através da sua página no Facebook em parceria com a Câmara Municipal. A cerimônia terá início às 15h, de acordo com a programação estabelecida pelo Poder Legislativo.
Logo após a posse dos vereadores, serão empossados o prefeito Luís Cláudio Lapena Barreto, o “doutor Lapena” (60 anos) e a vice-prefeita Lucimeire de Fátima Laurindo, a “enfermeira Meire” que em março completa 40 anos. O ainda futuro prefeito em seu convite diz – vamos celebrar o início de uma nova etapa para Araraquara marcada por inovação, verdade e transparência.
Entrevistado pelo RCIA, Edinho confirmou sua presença para fazer a transmissão de cargo ao novo chefe do Executivo: “É assim que funciona a democracia. Os interesses da população têm que estar acima de qualquer outro interesse”, comentou.
Mais adiante, Edinho que se prepara para ser candidato a deputado federal em 2026, argumentou que tudo está sendo feito de forma democrática. E finalizou: “A prefeitura pertence ao povo de Araraquara, nós estamos aqui de passagem.”
Após as posses dos vereadores que integram o Poder Legislativo e dos novos membros administrativos do Poder Executivo, segundo a cerimonialista Camila Pazim que integra o setor de comunicação da Câmara dirigido pelo jornalista Chico de Assis, Lapena e a Enfermeira Meire se retiram para que sejam eleitos – o presidente da Câmara, o vice-presidente, o primeiro e o segundo secretários da Mesa Diretora. Atualmente a mesa é composta pelos vereadores Paulo Landim (PT), presidente; Aluisio Boi (MDB), vice-presidente; Hugo Adorno (Republicanos), primeiro secretário e Emanoel Sponton (Progressistas), segundo secretário.
Dois nomes estão cogitados para as eleições presidenciais no Legislativo nesta quarta-feira: Rafael de Angeli (Republicanos) e Aluísio Braz (Boi) que seria apoiado pela Situação que está saindo do Governo Edinho. De Angeli, é apoiado pela agora nova Situação formada por Lapena.
VEREADORES QUE TOMAM POSSE NESTA QUARTA-FEIRA
COMO FOI A VOTAÇÃO DE CADA ELEITO
Rafael De Angeli (Republicanos) – 4.052 votos
Maria Paula (PT) – 3.495 votos
Balda (Novo) – 3.067 votos
Guilherme Bianco (PCdoB) – 3.052 votos
Michel Kary (PL) – 2.843 votos
Fabi Virgílio (PT) – 2.280 votos
Aluísio Boi (MDB) – 2.277 votos
Marcão da Saúde (MDB) – 1.770 votos
Filipa Brunelli (PT) – 1.747 votos
Enfermeiro Delmiran (PL) – 1.612 votos
Cristiano da Silva (PL) – 1.540 votos
Alcindo Sabino (PT) – 1.486 votos
Emanoel Sponton (PP) – 1.461 votos
Coronel Prado (Novo) – 1.454 votos
Marcelo Gurgel (PP) – 1.355 votos
Dr. Lelo (Republicanos) – 1.305 votos
Paulo Landim (PT) – 1.292 votos
Geani Trevisóli (PL) – 1.244 votos
POSSE DOS NOVOS SECRETÁRIOS DE GOVERNO
Por volta das 18h30, a Sala Multiuso do antigo Centro de Eventos receberá a cerimônia de posse dos novos secretários municipais, reforçando o compromisso da nova gestão com o planejamento estratégico para os próximos quatro anos.
“Minha gestão será de respeito, transparência e foco nas necessidades da população. Este é o início de uma nova etapa para Araraquara”, destacou Lapena. Entre as prioridades do novo governo estão o equilíbrio das contas públicas e a modernização dos serviços municipais.
O plano inicial da administração inclui a revisão de contratos, a redução de gastos desnecessários e o investimento em tecnologia para tornar os processos mais ágeis, eficientes e transparentes. Saúde e infraestrutura também serão pilares fundamentais.
“Zerar as filas de consultas e cirurgias do SUS é uma das nossas missões. Vamos buscar recursos e parcerias para implementar o Poupatempo da Saúde e revitalizar os espaços urbanos, promovendo qualidade de vida para a população”, afirmou o novo prefeito.
Com o lema “Ordem, trabalho e acolhimento”, a gestão de Dr. Lapena e Meire Laurindo assume o compromisso de transformar Araraquara em uma cidade moderna e inclusiva, focada no progresso e na inovação. “Os próximos quatro anos serão marcados por ações que beneficiarão diretamente os cidadãos”, diz Lapena.