
Na noite de segunda-feira (30), após a chuva, um vídeo foi postado em rede social por um comerciante do Selmi Dei, afirmando que o esgoto teria retornado e invadido seu estabelecimento comercial, e que havia também histórico de outros moradores com o mesmo problema.
Em contato com o Departamento Autônomo de Água e Esgoto (DAAE) de Araraquara, o Portal RCIA foi informado que a autarquia tomou conhecimento do evento por meio das redes sociais, sendo assim, não foi contatado pelo comerciante.
Na mesma noite de na segunda-feira, as equipes foram deslocadas e prestaram toda assistência ao proprietário, se disponibilizando a fazer a limpeza e desinfecção, como é o procedimento em casos dessa natureza. Porém, naquele momento, o proprietário não autorizou a entrada dos servidores.
Na terça-feira (1) pela manhã, muito embora o local já estivesse limpo, o Daae voltou ao estabelecimento e fez a desinfecção.
O Daae esclarece que na segunda-feira à noite as equipes não detectaram anormalidade na rede pública que passa defronte ao estabelecimento, cabe também informar que o imóvel situa-se num ponto alto do terreno, que a ligação de esgoto é contra (maior distância e declividade entre o imóvel e a rede coletora de esgoto, o que dificulta o retorno de efluentes), o que em tese dificulta o retorno de esgoto.
O Daae esteve em contato com os moradores das adjacências do comércio e nenhum retorno de esgoto foi relatado. Diante dessa exposição, não há como a autarquia afirmar que houve o retorno do esgoto dentro do imóvel.
Com a aproximação da estação chuvosa, eventos dessa natureza tendem a aumentar devido, principalmente, ao lançamento indevido e clandestino de águas pluviais e resíduos sólidos nas redes de esgoto, pois estas, por sua vez, não são dimensionadas para operar com água pluvial e resíduos sólidos como: material plástico, pedaços de madeira, estopa, gordura, entre outras coisas.
Com a chegada das chuvas, caso aconteça um incidente desta natureza e o correto é entrar em contato com a autarquia acionando o 0800 770 1595.