Segundo pesquisa do Sincomercio, apenas 25% dos empresários contratarão funcionários extras no fim de ano
O fim de ano chegou e muitos trabalhadores já estão à procura de um emprego temporário no comércio, um dos setores que mais gera vagas em função das demandas de Natal e Ano Novo. De acordo com pesquisa realizada pelo Sindicato do Comercio Varejista de Araraquara (Sincomercio), dos lojistas entrevistados, apenas 25% contratarão funcionários temporários para o período. O resultado indica uma manutenção de contratados em relação a 2017 e deve chegar a aproximadamente 250 vagas.
Para Délis Magalhães, economista do Sincomercio, um dos fatores que frustrou a expectativa de criação de mais vagas nesse ano foi o baixo desempenho do segmento de vestuário, tecidos e calçados, que costuma responder por metade das contratações nesse período. A atividade acumulou queda na comparação anual, por nove meses consecutivos, de novembro de 2017 a julho de 2018. Em agosto, ele registrou seu primeiro resultado positivo no ano.
O setor de supermercados também costuma ter destaque nas contratações de fim de ano, e absorve geralmente 25% da mão de obra no período. Os segmentos de eletrodomésticos, eletrônicos, lojas de departamentos, lojas de móveis e decoração, farmácias e perfumarias também apresentam certa representatividade. Apesar do cenário, nos últimos meses o ritmo de contratações melhorou no município, considerando os meses de julho a setembro. O mês destaque no período foi agosto, que registrou a abertura de 891 vagas. “O segmento de serviços também apresentou um crescimento. Se continuar nesse ritmo, o resultado poderá ser melhor que o esperado na cidade”, explica Délis.