Início Cidade

Comércio e restaurantes funcionarão seis horas por dia

A mudança para a fase amarela autoriza abertura de bares, restaurantes e similares, salão de beleza, academias, comércio e shopping centers, com restrições, incluindo 6 horas diárias de tempo de funcionamento

143

O Comitê de Contingência do Coronavírus Araraquara, instituído por decreto municipal, vem a público neste sábado, dia 25 de julho, divulgar novas deliberações sobre as medidas de combate à transmissão da Covid-19.

Após o anúncio do avanço da região para a fase amarela do Plano São Paulo, criado pelo Governo do Estado para orientar a retomada econômica nos municípios, o Comitê já iniciou a elaboração do decreto municipal que vai regulamentar as novas medidas.

Entre os indicadores que colaboraram com a mudança de fase, anunciada ontem, o Governo do Estado levou em conta a baixa taxa de letalidade no município de Araraquara, hoje em 0,99%. Além disso, o DRS de Araraquara, composto por 24 municípios, registrou queda de 14% no número de internações e de 35% no número de óbitos.

A mudança autoriza abertura de bares, restaurantes e similares, salão de beleza, academias, comércio e shopping centers, com restrições, incluindo 6 horas diárias de tempo de funcionamento, capacidade limitada nos espaços, uso obrigatório de máscaras em todos os espaços e adoção de protocolos geral e específico para cada setor. As atividades de automobilismo e motociclismo também podem retomar atividades nas regiões de fase amarela, desde que cumpram os termos de segurança e restrição de público, com testagem de pilotos e profissionais, o uso de máscaras, medição de temperaturas e protocolos.

O Comitê reforça que as confraternizações e encontros familiares, que costumam ocorrer, principalmente no fim de semana, preocupam bastante, porque representam alto risco de transmissão do Coronavírus.

Cabe a conscientização da população, que precisa fazer sua parte para que a batalha contra a doença seja vencida. Idosos e demais pessoas do grupo de risco devem permanecer em casa. Quem precisar trabalhar deve usar máscara, higienizar as mãos e manter o distanciamento social.