Início Cidade

Coronavírus já tem caso no Assentamento Bela Vista, aponta boletim

O assentamento é formado por pequenos produtores rurais, que tem convivência plena com a área urbana através do contato, principalmente, pela distribuição de hortifrutigranjeiros

1258
Assentamento é formado basicamente por pequenos produtores rurais que trazem seus produtos para venda na cidade

Araraquara possui hoje (26), 68 casos confirmados de Coronavírus e 9 casos estão aguardando resultado de exame. A informação está contida no boletim distribuído na hora do almoço pela Prefeitura Municipal.

Do total de casos confirmados, 19 permanecem em quarentena e 46 já saíram. Neste domingo, 8 pacientes estão internados. Destes, 6 estão em enfermaria – sendo que 2 casos já foram positivados e 4 são suspeitos – e mais 2 pacientes suspeitos estão internados em UTI.

Foram notificados, até o momento, 3 óbitos confirmados decorrentes de Coronavírus na cidade e 1 caso aguarda resultado de exame.

Destacamos que os casos suspeitos e confirmados, assim como seus comunicantes, estão sendo monitorados pela Secretaria Municipal da Saúde. O objetivo é orientar e cobrar o cumprimento da quarentena.

BAIRROS COM CASOS CONFIRMADOS DE CORONAVÍRUS

No relatório apresentado na última sexta-feira, um caso apareceu no Assentamento Bela, na verdade, um lugar distante da cidade e numa região com poucos habitantes, quase todos pequenos produtores rurais.

Veja o quadro apresentado pelo boletim dos bairros atingidos pelo vírus: Centro Chácara Flora Distrito Industrial Jardim Adalberto Roxo Jardim Altos de Pinheiros Jardim América Jardim das Estações Jardim Dumont Jardim Europa Jardim Flamboyant Jardim Hortênsias Jardim Iedda Jardim Igaçaba Jardim Iguatemi Jardim Imperador Jardim Itália Jardim Pinheiros Jardim Roberto Selmi Dei Jardim Santa Lúcia Jardim Serra Azul Jardim Universal Jardim Viaduto Jardim Yolanda Ópice Residencial Alamedas Residencial dos Oitis (Iguatemi) Parque das Laranjeiras Parque Gramado Quitandinha Santa Angelina Santana Vila Melhado Vila Nice Vila Suconasa Vila Xavier Assentamento Bela Vista

O NOVO BOLETIM

O boletim divulgado pela Prefeitura Municipal, através do Comitê de Contingência do Coronavírus Araraquara, instituído por Decreto Municipal, neste domingo (26) reforçou informações a respeito do uso de máscaras – preferencialmente caseiras -, que se tornará obrigatório a partir de 1º de maio nos espaços públicos e equipamentos de transporte coletivo.

A mesma recomendação cabe aos funcionários e consumidores, nos estabelecimentos comerciais e de prestação de serviços que estão em funcionamento. Vale destacar que continua imprescindível a adoção das medidas previstas no decreto municipal para evitar a aglomeração das pessoas.

Vale ressaltar que, apesar de o uso ser obrigatório só a partir de 1º de maio, o Comitê de Contingência do Coronavírus recomenda, para aqueles que já têm o acessório de segurança, o seu uso imediato.

O isolamento social e a higienização correta, com uso de água e sabão ou álcool gel, são as armas que temos hoje para conter a transmissão do Coronavírus, mas o uso de máscaras em locais públicos é um poderoso aliado nesta luta. Muitos estudos apontam a máscara como uma barreira física importante, capaz de reduzir o risco de contaminação. Por isso, quem já tiver máscaras caseiras, é recomendável que adote o hábito de sair de casa com ela imediatamente.

Em relação à fiscalização da medida, ela será realizada pelos órgãos municipais competentes. Haverá fiscalização e orientação das pessoas quanto à necessidade do uso da máscara. No entanto, não haverá emissão de multa, uma vez que esta medida depende de aprovação legislativa.

REDE DE SOLIDARIEDADE DO MUNICÍPIO

Neste domingo, continua a Campanha Regional de Arrecadação – Conexão Solidária, uma iniciativa da EPTV e realização da Prefeitura no sistema ‘drive thru’.

A ação ocorreu na sede da Coordenadoria de Segurança Alimentar, ligada à Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, na Vila Xavier, das 8h às 17h.

Foram doados alimentos não perecíveis, roupas e materiais de limpeza e de higiene e proteção pessoal, que serão posteriormente entregues a pessoas e famílias em situação de vulnerabilidade econômica.

Também, hoje, a Paróquia São João Batista realizou Ação Solidária que arrecadou alimentos não perecíveis, das 12h às 17h, também pelo sistema ‘drive thru’.

Os colaboradores entregaram os seus produtos em frente à Paróquia, localizada na Rua Dr. Omar Chackur, na Praça Arthur Biagioni, na Vila Independência, em Araraquara.

A Rede de Solidariedade, organizada pela Prefeitura, pode ser acessada pelo telefone é o 0800-773-1145 (das 08h às 18h) todos os dias, inclusive aos finais de semana.