Início Cidade

Covid-19: Araraquara conta com 120 casos confirmados e 90 curados

Hoje, 12 pacientes estão internados. Destes, 11 estão em enfermaria - sendo 10 casos suspeitos e 1 confirmado - e 1 paciente confirmado está internado em UTI.

67
Apenas um paciente está internado em UTI na cidade

O Comitê de Contingência do Coronavírus de Araraquara vem a público, neste dia 10 de maio, para divulgar as últimas deliberações a respeito do combate à transmissão do COVID-19 (Coronavírus).

Hoje é um domingo especial: é Dia das Mães, que neste ano terá que ser diferente, porque acontece em meio a uma pandemia mundial. Um dos maiores desafios da quarentena é ficar distante de pessoas queridas.

Neste dia das Mães, as compras devem ser online e o carinho, na maioria das vezes, terá que chegar pela internet.

Hoje, por conta do distanciamento tão necessário, muitos vão comemorar a data sem a família inteira reunida e, em muitos casos, com a mãe à distância. Mas, o importante é não passar em branco. O importante é saber que a ausência física não significa ausência de respeito e de amor.

Hoje, o distanciamento físico é um ato de solidariedade e, acima de tudo, uma prova de amor. Quando o beijo e o abraço apertado não podem fazer parte da comemoração, mães e filhos devem reinventar formas para estar juntos, ainda que separados.

Hoje é dia de fazer uma vídeochamada, ter um contato visual carinhoso, conversar, tentar minimizar o afastamento. Porque isso que vivemos é momentâneo, vai passar, ainda que não exista uma perspectiva clara de tempo para isso acontecer.

Também em atenção aos idosos, estão suspensas as visitas a asilos e serviços de acolhimento, justamente para protegê-los do risco de transmissão da doença, cuja letalidade, nesta faixa da população, é alta. Mais uma vez, é hora daquela mensagem carinhosa, da videochamada, do carinho virtual, para lembrar a pessoa amada que ela não está esquecida.

É necessário preservar a família hoje, para que muitos outros Dias das Mães possam ser comemorados.

E para quem já não tem a presença física da mãe, a necessidade de se evitar aglomeração de pessoas nos cemitérios também está exigindo mudança de comportamento neste ano. Aquela oração pode ser feita de casa, em pensamento. Assim como aquela flor, pode ficar para outro dia.

Os dois cemitérios públicos de Araraquara, Cemitério São Bento e Cemitério das Cruzes, e os dois particulares, Parque dos Lírios e Parque da Ressurreição, permanecerão fechados.

O fundamental é que a população se conscientize e entenda que esse tem sido um ano atípico e que o distanciamento físico é uma medida de proteção fundamental diante desta pandemia do Cobid-19.

PRORROGAÇÃO DA QUARENTENA EM ARARAQUARA

A Prefeitura de Araraquara prorrogou até o dia 31 de maio o decreto municipal que estabelece o estado de calamidade pública e as medidas de quarentena para redução da transmissão do novo coronavírus, causador da pandemia da doença respiratória Covid-19.

A decisão acompanha o Governo do Estado de São Paulo, que também prorrogou a quarentena até o final do mês. O novo decreto municipal será publicado neste domingo, no site da Prefeitura, passa a valer na segunda-feira, dia 11 de maio e irá para os atos oficiais do Município na terça-feira, dia 12.

O novo texto traz apenas uma alteração em relação ao anterior: fica permitido que estabelecimentos que compram materiais recicláveis de catadores autônomos possam funcionar, mas atendendo um catador por vez, mediante agendamento e de portas fechadas.

Antes, sem poder vender, os catadores estavam acumulando materiais em suas casas, aumentando o risco para criadouros de dengue.

O prefeito Edinho se reuniu com secretários municipais e com representantes de entidades empresariais de Araraquara neste sábado, dia 9, para dialogar sobre o planejamento da futura retomada da economia no município, seguindo as normas e as orientações da saúde.

As sugestões apresentadas pelas entidades empresariais serão levadas pelo prefeito Edinho ao Governo do Estado na semana que vem, no Conselho Municipalista ao qual ele foi convidado a integrar.
O Conselho Municipalista será formado por prefeitos de 16 municípios que representam regiões do estado. O grupo terá reuniões semanais com o Governo do Estado para monitoramento da situação da Covid-19 e planejamento de futuras flexibilizações na quarentena.

Araraquara tem estrutura para atendimento de sáude, com o fortalecimento da rede  de saúde a construção do Hospital da Solidariedade, o hospital de campanha, com mais 50 leitos.

Em parceria com a Unesp, a cidade está testando todos os pacientes sintomáticos, o que amplia a capacidade de acompanhamento dos casos. Para conseguir a flexibilização da quarentena, porém, é preciso que o isolamento social no município aumente e seja possível o controle da curva de crescimento de casos.

Na entrevista coletiva em que anunciou a prorrogação da quarentena, o Governo do Estado apresentou quais são as condições consideradas necessárias para a flexibilização regional das medidas: isolamento social acima de 55%, redução sustentada de novos casos da doença por 14 dias consecutivos e a ocupação abaixo de 60% nos leitos de UTI exclusivos de Covid-19.

Segundo o governo, em abril, os casos de Covid-19 cresceram 3.300% no interior de São Paulo e 770% na capital e região metropolitana. Além disso, 90% dos leitos de UTI da Grande São Paulo e 70% do interior já estão ocupados.
Neste momento, é fundamental que só saia de casa quem realmente precisar ou trabalhar em atividades essenciais. O isolamento social é a nossa principal medida para evitar o contágio pela Covid-19.

SITUAÇÃO EPIDEMIOLÓGICA

Araraquara registra hoje, dia 10 de maio, mais 3 exames positivos para Coronavírus, totalizando, portanto, 120 casos confirmados.  Aguardam resultados de exames 26 amostras. Do total de casos confirmados, 26 permanecem em quarentena e 90 já saíram.

Hoje, 12 pacientes estão internados. Destes, 11 estão em enfermaria – sendo 10 casos suspeitos e 1 confirmado – e 1 paciente confirmado está internado em UTI.

Foram notificados, até o momento, 4 óbitos confirmados decorrentes de Coronavírus na cidade e 1 aguarda resultado de exame. O falecimento suspeito registrado no boletim de sábado, dia 09, não foi em decorrência da Covid-19, tendo seu exame negativado para coronavírus.

Destacamos que os casos suspeitos e confirmados, assim como seus comunicantes, estão sendo monitorados pela Secretaria Municipal da Saúde. O objetivo é orientar e cobrar o cumprimento da quarentena.

BAIRROS COM CASOS CONFIRMADOS DE CORONAVÍRUS

O município possui 54 bairros com casos notificados. São eles:

Águas do Paiol
Assentamento Bela Vista
Centro
Chácara Flora
Distrito Industrial
Jardim Adalberto Roxo
Jardim Altos de Pinheiros
Jardim América
Jardim Ártico
Jardim Brasil
Jardim das Estações
Jardim Dumont
Jardim Europa
Jardim Flamboyant
Jardim Higienópolis
Jardim Hortênsias
Jardim Iedda
Jardim Igaçaba
Jardim Iguatemi
Jardim Imperador
Jardim Itália
Jardim Morumbi
Jardim Panorama
Jardim Paraíso
Jardim Paulistano
Jardim Pinheiros
Jardim Roberto Selmi Dei
Jardim Santa Júlia
Jardim Santa Lúcia
Jardim Serra Azul
Jardim Tamoio
Jardim Uirapuru
Jardim Universal
Jardim Viaduto
Jardim Yolanda Ópice
Parque das Laranjeiras
Parque Gramado
Parque São Paulo
Quitandinha
Residencial Alamedas
Residencial Cecap
Residencial Damha
Residencial dos Oitis (Iguatemi)
Santa Angelina
Santana
Vale do Sol
Vila Cidade Industrial
Vila Melhado
Vila Nice
Vila Santa Maria
Vila Suconasa
Vila Xavier
Vila Yamada
Village Dahma

Informações oficiais sobre o enfrentamento do Coronavírus no município também podem ser acessadas no site www.araraquara.sp.gov.br