O Comitê de Contingência do Coronavírus Araraquara vem a público neste sábado, dia 9 de maio, para divulgar as deliberações a respeito do combate à transmissão do COVID-19 (Coronavírus).
De acordo com o Governo do Estado de São Paulo, está mantida a quarentena em todos os 645 municípios paulistas, até 31 de maio. A prorrogação se deve ao ritmo acelerado de contágio do coronavírus e o aumento crítico no total de infectados e de mortes por COVID-19, com risco iminente de colapso no sistema de saúde.
O Estado São Paulo vem enfrentando baixas taxas de isolamento social, abaixo dos 50%. A meta do governo é 60% e o número ideal é 70%, de acordo com a Organização Mundial da Saúde, a fim de evitar um colapso do sistema de saúde. Mas poucos municípios atingem a meta. Em Araraquara, o isolamento registrado nos últimos dias seguiu abaixo dos 45%.
O Governo do Estado apresentou também quais são as condições consideradas necessárias para a flexibilização regional da quarentena: isolamento social acima de 55%, redução sustentada de novos casos da doença por 14 dias consecutivos e a ocupação abaixo de 60% nos leitos de UTI exclusivos de Covid-19.
Segundo dados, em abril, os casos de Covid-19 cresceram 3.300% no interior de São Paulo e 770% na capital e região metropolitana. Além disso, 90% dos leitos de UTI da Grande São Paulo e 70% do interior já estão ocupados.
O Centro de Contingência do Coronavírus estadual aponta que a quarentena evitou mais de 40 mil mortes desde o dia 24 de março em todo o estado.
O Governo do Estado de São Paulo também está criando um grupo de 16 prefeitos, dentre eles o prefeito Edinho, denominado Conselho Municipalista, que será responsável por avaliar a situação da Covid-19 em cada região do estado e planejar a futura retomada dos setores econômicos afetados pela crise.
Além de Araraquara, fazem parte também parte deste grupo os municípios de São Paulo, Ribeirão Preto, Campinas, Santos, Sorocaba e Presidente Prudente, Marília, Araçatuba, Barretos, São José do Rio Preto, Registro, São José dos Campos, Franca e Bauru.
Neste sábado, o prefeito Edinho volta a se reunir com representantes de diferentes setores da economia local sobre a determinação de prorrogação da pandemia e as condições consideradas necessárias pelo governo do Estado para a flexibilização regional.
O Comitê reforça que continua vigorando no município de Araraquara o decreto que reconhece o estado de calamidade pública no município e todas as determinações e medidas destinadas a impedir a aglomeração de pessoas e assim evitar o contágio do Covid-19 em Araraquara.
SITUAÇÃO EPIDEMIOLÓGICA
Araraquara possui na data de hoje, dia 9 de maio, 6 novos resultados positivos para coronavírus, totalizando 117 casos confirmados. Aguardam resultados de exames 36 amostras. Do total de casos confirmados, 25 permanecem em quarentena e 88 já saíram.
Hoje, 5 pacientes estão internados. Destes, 3 casos suspeitos e 1 confirmado estão em enfermaria e 1 paciente com coronavírus está internado em UTI.
Foi notificado, no começo da tarde de sexta-feira (8), mais um óbito suspeito. A idosa, com sequelas de AVC, de 74 anos, deu entrada na UPA Central em insuficiência respiratória, não resistiu e foi a óbito. Até o momento, portanto, Araraquara registra 4 mortes confirmadas decorrentes de Coronavírus e 2 aguardam resultado de exame.
Destacamos que os casos suspeitos e confirmados, assim como seus comunicantes, estão sendo monitorados pela Secretaria Municipal da Saúde. O objetivo é orientar e cobrar o cumprimento da quarentena.
BAIRROS COM CASOS CONFIRMADOS DE CORONAVÍRUS
Passsam a integrar a lista de bairros com casos opsitivos para coronavírus o Águas do Paiol, Jardim Panorama e o Village Dahma. O município possui, portanto, 54 bairros com casos notificados. São eles:
Águas do Paiol
Assentamento Bela Vista
Centro
Chácara Flora
Distrito Industrial
Jardim Adalberto Roxo
Jardim Altos de Pinheiros
Jardim América
Jardim Ártico
Jardim Brasil
Jardim das Estações
Jardim Dumont
Jardim Europa
Jardim Flamboyant
Jardim Higienópolis
Jardim Hortênsias
Jardim Iedda
Jardim Igaçaba
Jardim Iguatemi
Jardim Imperador
Jardim Itália
Jardim Morumbi
Jardim Panorama
Jardim Paraíso
Jardim Paulistano
Jardim Pinheiros
Jardim Roberto Selmi Dei
Jardim Santa Júlia
Jardim Santa Lúcia
Jardim Serra Azul
Jardim Tamoio
Jardim Uirapuru
Jardim Universal
Jardim Viaduto
Jardim Yolanda Ópice
Parque das Laranjeiras
Parque Gramado
Parque São Paulo
Quitandinha
Residencial Alamedas
Residencial Cecap
Residencial Damha
Residencial dos Oitis (Iguatemi)
Santa Angelina
Santana
Vale do Sol
Vila Cidade Industrial
Vila Melhado
Vila Nice
Vila Santa Maria
Vila Suconasa
Vila Xavier
Vila Yamada
Village Dahma
Informações oficiais sobre o enfrentamento do Coronavírus no município também podem ser acessadas no site www.araraquara.sp.gov.br<http: