O Comitê de Contingência do Coronavírus Araraquara, instituído por Decreto Municipal, se reuniu nesta quarta-feira, 6 de maio, para novas deliberações a respeito do combate à transmissão do COVID-19 (Coronavírus).
O Comitê reforça a importância do isolamento social como medida de contenção do Coronavírus e torna pública a preocupação com o grande número de pessoas que circulam pelas ruas da cidade, muitas ainda sem máscaras.
Nos últimos dias, o isolamento social na cidade tem sido inferior a 50%, muito abaixo do recomendado pela Organização Mundial de Saúde (OMS), que é 70%. Segundo já informou o governo estadual, este relaxamento da população poderá excluir Araraquara da lista de municípios do Estado que terão flexibilização da quarentena a partir do dia 11 de maio.
Além disso, o Comitê alerta para o cumprimento da obrigatoriedade do uso de máscara nos ambientes públicos e nos equipamentos do transporte coletivo do município. Quem tiver que sair para trabalhar, fazer compras nos supermercados e farmácias ou nos prestadores de serviços que estão autorizados a funcionar, devem utilizar máscaras, de preferência caseiras.
Elas são obrigatórias, desde o último dia 1 de maio, em todos os espaços de circulação públicas de Araraquara, incluindo as ruas e os estabelecimentos comercias em funcionamento. Nestes espaços, os proprietários os responsáveis devem fiscalizar e cobrar o uso pelos funcionários, consumidores e clientes.
A máscara é capaz de bloquear partículas que podem transmitir o vírus. Estudos mostram que o simples ato de falar com outra pessoa é suficiente para expelir milhares de microgotículas de saliva. Por isso, ela deve ser utilizada como arma de achatamento da curva de contágio da doença, para que o serviços de saúde consigam atender toda a população.
Lembrando ainda que a eficácia do uso de máscaras depende do correto manuseio delas e da combinação com outras medidas protetivas, como lavar a mãos com água e sabão ou higienizar com álcool gel.
ACOMPANHAMENTO MÉDICO NOS SERVIÇOS DE ACOLHIMENTO DE IDOSOS
A Atenção Básica do Município acatou a recomendação do Comitê de Contingência do Coronavírus e está dando início nesta semana a visitas médicas semanais aos serviços de acolhimento de idosos públicos e filantrópicos do município.
O objetivo é manter um acompanhamento do estado de saúde dos acolhidos, para detecção de possíveis casos suspeitos de Coronavírus e realização de exames.
Considerando ser esta a população de maior risco de letalidade em decorrência da doença, o Comitê considera importante a adoção dessas ações de acompanhamento médico.
Além disso, justamente para preservar os idosos do risco de contaminação do Covid-19, foram suspensas, por prazo indeterminado, as visitas a asilos e casas de acolhimento do município, por meio do decreto municipal que reconhece estado de calamidade pública em Araraquara.
SITUAÇÃO EPIDEMIOLÓGICA
Araraquara possui hoje, dia 6 de maio, 107 casos confirmados de Coronavírus. Aguardam resultados de exames 37 amostras. Do total de casos confirmados, 25 permanecem em quarentena e 78 já saíram.
Hoje, 13 pacientes estão internados. Destes, 11 estão em enfermaria – sendo 10 casos suspeitos e 1 confirmado – e 2 pacientes estão internados em UTI – 1 suspeito e 1 confirmado.
Foram notificados, até o momento, 4 óbitos confirmados decorrentes de Coronavírus na cidade e 1 aguarda resultado de exame.
Destacamos que os casos suspeitos e confirmados, assim como seus comunicantes, estão sendo monitorados pela Secretaria Municipal da Saúde. O objetivo é orientar e cobrar o cumprimento da quarentena.
BAIRROS COM CASOS CONFIRMADOS DE CORONAVÍRUS
Passa a integrar a relação o bairro Jardim Higienópolis, totalizando, então, 50 bairros com casos notificados. São eles:
Centro
Chácara Flora
Distrito Industrial
Jardim Adalberto Roxo
Jardim Altos de Pinheiros
Jardim América
Jardim Ártico
Jardim Brasil
Jardim das Estações
Jardim Dumont
Jardim Europa
Jardim Flamboyant
Jardim Higienópolis
Jardim Hortênsias
Jardim Iedda
Jardim Igaçaba
Jardim Iguatemi
Jardim Imperador
Jardim Itália
Jardim Morumbi
Jardim Paraíso
Jardim Paulistano
Jardim Pinheiros
Jardim Roberto Selmi Dei
Jardim Santa Lúcia
Jardim Santa Júlia
Jardim Serra Azul
Jardim Uirapuru
Jardim Universal
Jardim Viaduto
Jardim Yolanda Ópice
Residencial Alamedas
Residencial Cecap
Residencial Damha
Residencial dos Oitis (Iguatemi)
Parque das Laranjeiras
Parque Gramado
Parque São Paulo
Quitandinha
Santa Angelina
Santana
Vale do Sol
Vila Cidade Industrial
Vila Melhado
Vila Nice
Vila Santa Maria
Vila Suconasa
Vila Xavier
Vila Yamada
Assentamento Bela Vista
Informações oficiais sobre o enfrentamento do Coronavírus no município também podem ser acessadas no site www.araraquara.sp.gov.br