As estatísticas diárias levantadas e analisadas pelo Comitê de Contingência do Coronavírus apontam queda nos números de casos positivados de Covid-19 e também no número de internações nas últimas semanas em Araraquara. Os dados mostram que o município voltou a patamares registrados em julho, período anterior ao pico de casos da doença.
O município encerrou a semana com a média móvel de 27 casos diários de Covid-19, praticamente a metade da registrada no pico da doença, quando a média móvel chegou a 52 casos diários, no último dia 5 de outubro e de 8 de agosto. Uma média móvel de casos menor que a atual só havia sido registrada em 23 de julho, há exatos três meses, quando estava em 25 casos diários.
A redução também é vista nas internações. O pico de pessoas internadas com Covid-19 foi 8 de agosto, com 81 pacientes. O maior número deste mês foi no último dia 10, com 64 internados. Os registros caíram para 35 pacientes nos hospitais, na última sexta-feira, o equivalente a 56% de queda em relação ao pico.
Vale ressaltar ainda que a oferta de testes foi ampliada neste mês de outubro, com testagem em massa de assintomáticos em vários pontos da cidade.
O Comitê reforça que vai manter o monitoramento dos números de forma intensiva para averiguar se a tendência de queda se manterá. Apesar dos números positivos, é importante que a população continue tomando os cuidados necessários para conter o avanço da doença, evitando aglomerações, utilizando máscaras o tempo todo ao precisar sair de casa e higienizando frequentemente as mãos.
Quem sentir qualquer sintoma gripal deve continuar procurando atendimento na UPA da Vila Xavier, que integra o Polo de Atendimento Estratégico no combate ao coronavírus no município.