Home Cidade

Covid mata idosas de 77 e 81 anos; Araraquara tem menos de 5% de novos casos na semana

Município chega a 90.330 casos confirmados da doença

55
Nesta sexta-feira, cidade tem sete pacientes internados, cinco em enfermaria e 2 na UTI

Araraquara registrou, entre o período de 23 a 29 de setembro, mais 144 casos positivos de Coronavírus, o equivalente a 4,7% de um total de 3.002 amostras analisadas nos serviços públicos e privados de saúde e nos setores econômicos e sociais do município, ou seja, sintomáticos e assintomáticos.

Considerando apenas os sintomáticos que procuraram os serviços de saúde durante a semana, esse percentual sobe para 8,3% de um total de 1.663 amostras.

Neste período, a Rede SUS contabilizou 1.485 testes em sintomáticos, dos quais 118 foram positivados, e 1.339 testes em assintomáticos, com 5 positivados.

Portanto, Araraquara soma 90.330 casos confirmados de Covid-19. Do total de confirmados, 62 permanecem em quarentena e 89.540 já saíram.

Hoje, dia 30 de setembro, 7 pacientes estão internados; 5 estão em enfermaria, sendo 4 confirmados e 1 confirmado, e 2 estão na UTI, 1 suspeito e 1 confirmado.

Dos 7 internados, 5 são moradores de Araraquara e 2 residem em outros municípios; Gavião Peixoto e Santa Lúcia.

Hoje, a Santa Casa tem 2 pacientes, a Unidade de Retaguarda do Melhado tem 1 paciente e o Heab tem 4 pacientes.

Com relação às internações nos serviços hospitalares que disponibilizam leitos para Covid-19 (públicos e privados), a cidade conta hoje com uma taxa de ocupação de 11% de leitos de enfermaria e 11% de UTI.

O município registrou, até o momento, 728 óbitos decorrentes de Covid-19.

Dois óbitos foram registrados nesta semana: dia 27 de setembro foi registrado o óbito de uma idosa de 77 anos, com comorbidades, internada em unidade da rede privada no dia 14 de setembro, e no dia 29 de setembro, de uma idosa de 81 anos, com comorbidades, internada em unidade da rede público no dia 28 de setembro.

E a vacinação contra a Covid-19 continua no município.

A Secretaria Municipal de Saúde teve que interromper temporariamente a aplicação da 1ª dose nas crianças de 3 e 4 anos, por falta de doses suficientes de Coronavac, que é o único imunizante aplicado nessa faixa etária.

Já a 2ª dose das crianças de 3 e 4 anos que tomaram a 1ª dose a pelo menos 28 dias está sendo feita somente no Sesa, por questão de otimização dos imunizantes, das 8 às 14 horas.

A vacinação infantil, de 5 a 11 anos (1ª e 2ª doses) continua às sextas-feiras, em todas as unidades de saúde, das 8 às 15 horas.

A vacinação de adultos também prossegue e está sendo feita a 4ª dose da vacina nas pessoas acima de 25 anos que receberam a dose anterior há pelo menos quatro meses.  Ainda na unidade do Sesa, está liberada a 5ª dose para pessoas com 18 anos ou mais imunossuprimidas, com HIV, transplantadas e em tratamento quimioterápico
As demais doses (1ª, 2ª e 3ª), que estão em atraso, também estão sendo aplicadas e é importante que a população busca atualizar o esquema vacinal para evitar as formas mais graves da doença.

As informações completas sobre o calendário vacinal contra a Covid-19 e documentos que devem ser apresentados são atualizados no site e nas redes sociais da Prefeitura.

Lembrando ainda que as testagens para Covid-19 são feitas no polo de triagem da UPA da Vila Xavier, que atende 24 horas. É obrigatória a apresentação de documentos pessoais e comprovante de endereço.