Home Cidade

Dengue: agora o trabalho casa a casa em Araraquara

182
Dengue 45

Ações estão sendo realizadas no Jardim Biagioni, Panorama, Melhado, Santana, Centro e São José

Dengue 45Trabalho vem sendo feito diariamente na cidade

As equipes de Controle de Vetores da Secretaria Municipal de Saúde continuam com os trabalhos de intensificação na fiscalização de casas em diferentes bairros, com o objetivo de eliminar os criadouros do Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, da chikungunya e do zika vírus. Araraquara soma 750 casos da doença neste ano. A situação é preocupante, principalmente porque têm aumentado os casos de dengue tipo 2, que quase não circulou na cidade nos últimos anos. Com isso, a maioria dos moradores está suscetível à doença.

Nesta semana, estão sendo realizados bloqueios nos bairros do Jardim Biagioni e Jardim Panorama e está sendo feitas avaliação de densidade larvária no Centro e Melhado.

Além dos trabalhos casa a casa, as equipes também fazem ações de conscientização em escolas e fiscalizam pontos estratégicos da cidade, como empresas de ferro velho, cooperativas de reciclagem e locais com grande circulação de pessoas.

Neste sentido, as equipes de educação e imóveis especiais estão realizando atividades no Santana. Estão sendo vasculhados pontos estratégicos, como os ferros-velhos cadastrados. Já a equipe de nebulização está no Centro e São José.

A Secretaria de Saúde também pede a colaboração da população no caso de imóveis fechados ou abandonados. O morador que perceber uma situação dessas nas proximidades de sua residência deve denunciar à Gerência de Controle de Vetores pelo telefone 3303-3123. Com o endereço completo, a Gerência de Vetores vai localizar o proprietário e solicitar o acesso e a fiscalização do imóvel.

COMBATE AO MOSQUITO

Para combater a dengue, é necessário evitar água parada. Por isso, é fundamental manter a limpeza de quintais, calhas, vasilhas de animais e caixas d’água, e evitar o acúmulo de água na parte inferior traseira das geladeiras, locais comuns de criadouros.

Também é preciso recolher copos, garrafas, latas e pneus velhos descartáveis nos quintais de casa, além verificar vasos de flores, ralos e piscinas, que também acumulam água parada e servem de criadouros do mosquito.

No mês passado, para alertar para a necessidade urgente de toda a comunidade se engajar na luta contra o mosquito antes mesmo da chegada do verão, a Prefeitura, por meio da secretaria municipal de Comunicação, lançou a campanha “Dá tempo de acabar com a dengue. Só se for agora”, com cartazes, folhetos, outdoor e peças de rádio e vídeo, a fim estimular a participação da população, incluindo as novas gerações, no combate ao Aedes aegypti por meio da adoção de bons hábitos.