Home Cidade

Dez casos de dengue confirmados em Araraquara

Em janeiro de 2019, o município já contabilizava 2.540 casos. Como parte das ações de combate à dengue, a Vigilância em Saúde continua, nesta terça-feira (28), com a nebulização na região central de Araraquara e bloqueios nos bairros

185
Maria Luisa dengue interna

Os agentes também realizam a Avaliação de Densidade Larvária (ADL) no Maria Luiza, Parque Tropical e Igaçaba.

Ao longo do dia, as equipes também continuam com os bloqueios de criadouros no Carmo e também no Cruzeiro do Sul e no Jardim Botânico. Durante a ação são feitas visitas aos imóveis para atividades de controle de criadouros e orientação à população.

Já os Apoiadores do Combate à Dengue, do programa criado pela Prefeitura ano passado, estão fazendo a retirada de inservíveis na região do Valle Verde, em especial nas proximidades do córrego. Em todas as ações contra a dengue, os agentes de endemias estão devidamente uniformizados com crachá de identificação.

De acordo com o balanço divulgado pela Vigilância em Saúde, dos 62 casos suspeitos, 18 já foram descartados, 10 confirmados e 34 aguardam resultado. Os números divulgados no mesmo período do ano passado mostram a eficiência das ações realizadas durante todo o ano de 2019 pela Prefeitura Municipal, que incluíram bloqueios casa a casa do mosquito, nebulização, fumacê, arrastão e mutirões semanais, além da implementação do Programa “Apoiadores no Combate à Dengue”. Em janeiro de 2019, o município já contabilizava 2.540 casos confirmados de dengue.

Ainda assim, a Secretaria Municipal de Saúde reforça que a população em geral deve continuar alerta e fazer a sua parte na luta contra a dengue, mantendo quintais e terrenos limpos para evitar a proliferação do mosquito. Além disso, deve permitir a entrada dos agentes em seus imóveis.

“A prevenção da proliferação do mosquito é a forma mais eficaz do combate à dengue e a responsabilidade da população é fundamental”, alerta Rodrigo Contrera Ramos, coordenador da Vigilância em Saúde.

Denúncias de imóveis abandonados podem ser realizadas pelo telefone da Ouvidoria da Vigilância Epidemiológica pelo 0800-774-0440 ou através do WhatsApp da Prefeitura – (16) 99760-1190. Moradores que não permanecem em casa para receber as equipes também podem agendar uma visita pelo telefone da ouvidoria.