Home Cidade

Distribuição de alimentos do PMAIS é estendida a entidades sociais

Sete toneladas semanais de hortifrútis da produção familiar serão destinadas a 29 entidades de Araraquara; aquisição é com recursos próprios da Prefeitura

167
José Alberto Santarelli representou o Lar São Francisco na cerimônia que anunciou doações

A Prefeitura realizou na manhã desta quinta-feira (14) o ato de assinatura do termo de compromisso para 25 entidades socioassistenciais e quatro programas sociais municipais receberem alimentos do PMAIS (Programa Municipal de Agricultura de Interesse Social). Serão fornecidas 7 toneladas semanais de hortifrútis, em investimento de R$ 298 mil.

A nova fase do PMAIS se junta à primeira, lançada em maio, quando 500 cestas de hortifrútis passaram a ser distribuídas para famílias em vulnerabilidade social atendidas pelos Cras (Centros de Referência da Assistência Social). Somando as duas etapas do programa, a Prefeitura investe R$ 569 mil.

“Esse programa tem uma importância muito grande, pois ajuda a viabilizar a produção rural e coloca o ser humano em primeiro plano, combatendo a fome. A fome não é abstrata. Ela dilacera as pessoas. Nossos programas estão mudando a vida de quem mais precisa”, afirmou o prefeito Edinho.

Edinho ainda agradeceu a todas as entidades pelo trabalho realizado. “Feliz é o prefeito que governa uma cidade que possui as entidades que nós temos. As entidades são parceiras fundamentais na construção das nossas políticas públicas”, declarou.

O vice-prefeito e secretário do Trabalho e do Desenvolvimento Econômico, Damiano Neto, parabenizou todas as entidades e os responsáveis pela organização do PMAIS. “Para nós, é uma felicidade ampliar este programa. O alimento chega na mesa de quem mais precisa”, disse.

A secretária de Assistência e Desenvolvimento Social, Jacqueline Barbosa, revelou que o número de famílias no Cadastro Único chegou a 13 mil. “Isso mostra que a vulnerabilidade aumentou e as famílias estão em busca dos programas sociais. O PMAIS garante qualidade e segurança alimentar a quem mais precisa”, destacou.

O coordenador de Segurança Alimentar, Marcelo Mazeta, lembrou que o Governo Federal interrompeu os investimentos no PAA (Programa de Aquisição de Alimentos). “A Prefeitura está investindo recursos próprios para dar continuidade em um programa que foi referência mundial, o PAA. O PMAIS faz a diferença na mesa de cada um dos beneficiários”, declarou.

Para a coordenadora de Agricultura, Silvani Silva, o programa fortalece os agricultores e combate a fome. “É um programa que começa na agricultura e termina nas entidades. Que ninguém passe fome: esse é o nosso objetivo”, opinou.

A deputada estadual Márcia Lia (PT) parabenizou Edinho e a Prefeitura pela iniciativa. “Vivemos um momento de retrocesso no País. Estão acabando com os programas sociais. Tiraram o PAA, mas aqui nós temos o nosso PMAIS. Parabéns a todas as entidades pelo trabalho”, afirmou.

Representando todas as entidades, Irmã Cida, do Centro de Convivência da Criança e do Adolescente Nossa Senhora das Mercês, agradeceu ao prefeito Edinho. “A Prefeitura vem nessa luta contra a fome. Os mais pobres não estão esquecidos. Obrigado pela sensibilidade. Muitas pessoas sobrevivem com a alimentação das entidades. Vamos melhorar a alimentação das crianças e dos adolescentes.”

Em nome dos agricultores, José Ângelo Gaino, do Assentamento Monte Alegre, também fez sua saudação. “Só temos a agradecer. Com o programa, nós vamos conseguir nos manter”, disse.

Ainda estiveram no evento secretários e coordenadores municipais, representantes das entidades sociais e da sociedade civil.

Confira a lista de entidades incluídas na nova fase do PMAIS:

– Associação Cultural “Ary Luiz Bombarda”
– Associação de Atendimento Educacional Especializado – AAEE
– Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais – APAE
– Associação Sacrário de Amor
– Associação São Pio
– Casa Betânia
– Centro de Referência Especializado para a População de Rua – Centro Pop
– Centro Educacional e Assistencial Oficina das Meninas
– Centro Espírita Eurípedes Barsanulfo
– Hospital Psiquiátrico Espírita Cairbar Schutel
– Instituto do Cegos Santa Luzia
– Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Araraquara
– Lar Caminho e Paz Capaz
– Lar da Criança Renascer
– Lar e Internato Otoniel de Camargo
– Lar Escola Redenção
– Lar Escola Rita Maria de Jesus
– Lar Juvenil Araraquarense Domingos Sávio
– Lar São Francisco de Assis
– Legião da Boa Vontade – LBV
– Liga de Assistência Cristo Rei
– Nosso Ninho Therezinha Maria Auxiliadora
– PROMAIP – Casa Abrigo
– República para Idosos Recanto Feliz
– República para Idosos Vila Dignidade
– Sociedade Amigos do Bairro Santa Angelina – SABSA
– Sociedade Beneficente Escola Mestre Jesus
– Sociedade de Educação e Promoção Social Imaculada Conceição – Lar Nossa Senhora das Mercês
– Vila Vicentina Obra Unida à Sociedade São Vicente de Paulo