O deputado Marco Feliciano (Podemos-SP) protocolou requerimento para convocar Lula a prestar depoimento na CPI das Fake News.
Na justificativa, disse que o objetivo é “entender como foi montado o primeiro grande aparato político-partidário de produção de notícias falsas com a finalidade de destruir a reputação de adversários políticos”.
O pedido está embasado sobre um vídeo em que o ex-presidente teria apontados dados quantitativos mentirosos sobre crianças em que o próprio Lula afirmou ser dados falsos desmitificados por Jaime Lenner, orgulhando-se de mentir fora do Brasil com intuito de chamar atenção, disse o Deputado.
No requerimento ainda consta o chamamento para prestar depoimentos Romeu Tuma Junior, autor do livro “Assassinato de Reputações, um crime de estado” para oferecer detalhes da sua minuciosa investigação de como funcionou o primeiro aparato de disseminação de fake news da história brasileira que até hoje funciona nas redes.
O Deputado Feliciano alegou que o PT tem a maior milícia digital do Brasil, rede de blogueiros, sites e perfis nas redes sociais, que foram por anos sustentados por verbas publicitárias do SECON.
Portanto explica-se o pedido também de convocar para depor todos os ministros que ocuparam cargo na comunicação das gestões petistas, Franklin Martins, Helena Chagas, Thomas Traumann e Edinho Silva, hoje prefeito de Araraquara.
As apurações feitas pelo Deputado dão conta que foram gastos mais de 100 milhões somente para blogueiros para destruir reputações dos fortes adversários que representavam alguma ameaça ao projeto dos petistas.
Fabio Vantagem secretário do SECOM também está sendo convocado para que seja disponibilizado o nome, cnpj, valores repassados as milícias digitais petistas nos 13 anos de desgoverno do PT, afirmou o Deputado Marco Feliciano.