Mariana Câmara, no Canal Direto da Prefeitura
A partir desta quarta-feira (2 de maio), a Campanha Nacional contra a Influenza, ou Gripe, começa a aplicar as doses da vacina em crianças de 6 meses de idade até cinco anos incompletos, em gestantes e em puérperas que tenham completado 45 dias após o parto.
A informação foi passada pela enfermeira da Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde, Mariana Câmara, que reforçou em nota da Prefeitura Municipal, o convite à população para tomar a vacina, composta de vírus inativados e, por isso, totalmente segura.
A única ressalva é feita para pessoas com alergias a ovo, segundo Mariana, que destacou a importância da prevenção, já que esta vacina combate três vírus graves que podem provocar internações e até óbitos.
Em Araraquara, campanha na rede pública de Saúde teve início no dia 23 de abril, vacinando idosos com, no mínimo, 60 anos de idade e trabalhadores da área da saúde.
A partir de 9 de maio, serão vacinadas pessoas com doenças crônicas – com diabetes, hipertensão, doenças renais e respiratórias – e professores das redes pública e privada.
Também devem ser vacinados povos indígenas, pessoas privadas de liberdade – incluindo adolescentes e jovens de 12 a 21 anos em medidas socioeducativas – e funcionários do sistema prisional.
A rede municipal de Saúde é composta por 32 postos, que vacinam de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 15h30, além do Sesa – Serviço Especial de Saúde de Araraquara. A campanha vai até 1º de junho.
No sábado, 12 de maio, será realizado o ‘Dia D’, das 8h às 17h, para todos os grupos prioritários. Além dos 33 postos fixos, serão disponibilizadas algumas unidades volantes em Araraquara – no Shopping Jaraguá e Shopping do Carmo e no Parque Infantil.
Câncer bucal
Vale destacar que a Gerência de Saúde Bucal da Secretaria Municipal de Saúde também realiza a Campanha de Prevenção e Diagnóstico Precoce do Câncer Bucal em Araraquara, desde segunda-feira (23), em 24 unidades de saúde que dispõem de atendimento odontológico.
Até 1º de junho, incluindo o ‘Dia D’ (sábado, 12 de maio), serão realizados exames bucais e as pessoas que forem diagnosticadas com algum problema bucal serão agendadas para atendimento no Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) para iniciar tratamento.
O objetivo é aumentar o índice de diagnóstico precoce do câncer bucal, de lesões potencialmente malignas e valorizar a importância da prevenção e do autoexame.