Por iniciativa do jornalista Ivan Roberto Peroni, em fevereiro de 2018 o Portal RCIAraraquara implantou seu primeiro site como experiência, com o objetivo de contribuir com internautas que costumam coletar informações pelas redes sociais. O foco também seria permitir uma interação com a Revista Comércio, Indústria e Agronegócio, há 14 anos circulando mensalmente em Araraquara, mantendo uma assiduidade em sua circulação, por sinal uma característica importantíssima para o desenvolvimento pessoal e profissional da sua equipe.
Com uma plataforma extremamente simples, sua editoria conseguiu atingir milhares de leitores. Seria então o primeiro passo para fixação da imagem do veículo, aprendizado mais profundo com a tecnologia da informação, a descoberta das necessidades e preferências dos que navegam por uma cidade de 232 mil habitantes. O empenho da jornalista Rita Motta, na época fazendo parte da implantação do projeto, foi significativo, pois ela tornou-se persistente para nos convencer que era este o caminho do jornalismo no futuro, facilitando a vida das pessoas. De fato, a tecnologia que a cada dia está mais presente na vida de todos, cresce e se aperfeiçoa diariamente também para ser uma potente ferramenta na divulgação dos fatos e tornar-se como utilidade pública no atendimento aos anseios de uma comunidade, assegurava a jornalista.
Com o passar do tempo, observamos a aceitação do público e agora estamos aperfeiçoando nosso sistema de trabalho trazendo a inovação. Passamos assim por mais uma das transições sociais que vêm mudando a sociedade ao longo dos anos e para entender o processo, é preciso compreender as mudanças da própria sociedade, no seu modo de pensar, se relacionar e se comunicar, bem como a evolução dos dispositivos que provocaram parte dessas mudanças.
“Sabemos que um projeto que demanda tempo, até nos familiarizarmos com novas ferramentas e tecnologias dentro de uma outra plataforma, pois o sistema que possibilita a informação é complexo”, comenta a jornalista Suze Timpani, editora do RCIARARAQUARA há seis meses.
Desde janeiro estamos trabalhando neste processo de capacitação com a participação de profissionais ligados às novas tecnologias, pois percebe-se que as transformações sociais estão ligadas às transformações tecnológicas das quais a sociedade se apropria para se desenvolver e se manter.
Em julho, quando apresentamos o novo Portal, sentimos que os objetivos em linhas gerais foram atingidos, evidente que vamos nos deparar com algumas dificuldades, porém nossa assessoria em TI nos possibilita esse avanço.
Por outro lado, nota-se cada vez mais, em diferentes ambientes, como casa, trabalho e escola, a modernização das novas tecnologias de comunicação e seus avanços influenciando o comportamento do ser humano e interferindo em sua relação com os demais.
Durante este tempo que o Portal esteve no ar, conseguimos cerca de seis mil arquivos, que foram repassadas à comunidade. Isso mostra a agilidade, apuração e a forma rápida com que o Portal atingiu pessoas com informações precisas e na maioria das vezes com continuidade e rotatividade.
Segundo Suze, este número demonstra que hoje a empresa está no caminho certo, acreditando na nova tecnologia e na tendência dentro da TI, afinal a informação se torna cada vez mais dependente das redes sociais. “Nosso Portal atinge diversas editorias no campo da informação, apenas uma optamos por não propagar, que é a apresentação de noticias policiais. “Entendemos que há outros meios de comunicação que fazem a divulgação do trabalho da polícia em Araraquara e na região.
Nossa revista sempre teve seu olhar voltado para quatro segmentos; comércio, indústria, agronegócio e prestação de serviço, até por uma opção, dado o perfil da revista.
Com a implantação do novo Portal, abriremos também possibilidades para o mercado de trabalho, começando uma interação com estagiários em processo de estudo na área jornalística, para que tenham acesso ao primeiro emprego na área pelas portas do RCIAraraquara.
Seu diretor, o jornalista Ivan Roberto Peroni, explica que o Portal tem um olhar apurado dentro da economia, e acompanha de perto o desenvolvimento de Araraquara. “Ainda que a crise econômica, quase crônica nestes últimos 10 anos, abata sobre grande parte dos municípios brasileiros, pretendemos ampliar ainda mais as informações relacionadas a este segmento, mostrando diariamente os índices econômicos com a participação da Bovespa. A política, ainda mais num ano que é antessala para as eleições, fará parte da rotina do nosso noticiário, para que o leitor esteja bem informado sobre o que acontece no Executivo e Legislativo de Araraquara.
A Marzo que tem 30 anos de tradição em comunicação, conta com a Revista Comércio, Indústria e Agronegócio, o Portal RCIARARAQUARA.COM.BR e sua agência Marzo Comunicação.