A Prefeitura de Araraquara, através da Escola de Governo, e o Módulo Jean Monnet da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp) realizaram, na tarde desta terça-feira (10), com apoio do Ministério Público do Trabalho (MPT), o I Seminário para Prevenção de Atos Antissindicais. Participaram gestores públicos municipais, representantes sindicais e alunos da Unesp.
A atividade foi aberta por Celina Garrido, Coordenadora Executiva da Escola de Governo do Município de Araraquara, que introduziu o tema e apresentou características gerais de atos antissindicais.
Logo em seguida, a Procuradora do Ministério Público do Trabalho de São Paulo, Lorena Vasconcelos Porto, fez uma explanação, via teleconferência, sobre como o MPT atua frente a práticas de atos antissindicais, como prevenir e quais as consequências. A Procuradora mencionou exemplos vivenciados na sua rotina de trabalho e, ao final, respondeu pergunta da plateia.
E, encerrando a atividade, os participantes acompanharam a palestra da Profa.Dra. Karina Lilia Pasquariello Mariano, cujo tema foi “Agenda 2030 e o mundo do trabalho: um recorte sobre a liberdade sindical e a organização no local de trabalho”.
Ela é professora titular da Faculdade de Ciências e Letras da Unesp – Campus Araraquara e do Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais San Tiago Dantas (UNESP, UNICAMP, PUC-SP). Também coordena o GEICD (Grupo de Estudos Interdisciplinares sobre Cultura e Desenvolvimento) e o Módulo Jean Monnet da Unesp. Além de um vasto currículo acadêmico, a professora e pesquisadora ministra palestras, atua na consultoria em pesquisas para organizações sindicais e na participação em cursos de qualificação de profissionais.
Para Celina Garrido, foi mais uma atividade formativa organizada pela Escola de Governo que atinge seu objetivo de promover a formação e o aperfeiçoamento dos agentes públicos, além dos demais presentes.
“Eu nunca deixo de acreditar que atividades formativas são importantes mecanismos de prevenção e este foi o foco deste seminário. Dessa forma, a Escola de Governo vem qualificando o serviço público. Especialmente a atividade de hoje, a atuação foi nas melhorias internas, com foco no servidor e nas situações de trabalho”, avaliou a Coordenadora Executiva da Escola de Governo do Município de Araraquara, após o I Seminário para Prevenção de Atos Antissindicais.