Início Cidade

Evento promove conscientização sobre o câncer de mama

Ação integra campanha “Outubro Rosa”, instituída no município por lei do vereador Gerson da Farmácia

107

Café fresquinho, bolo, pão e bate-papo. Tudo que pede um café da manhã. Mas este, promovido, na sexta-feira (11), pelo Ambulatório de Atenção à Saúde da Mulher, tem um sabor especial:conscientizar a população sobre a importância da detecção e tratamento precoce do câncer de mama. A ação integra a programação da campanha “Outubro Rosa”, instituída no município por lei do vereador Gerson da Farmácia (MDB).

“Enquanto presidente da Comissão de Saúde, Educação e Desenvolvimento Social da Câmara Municipal, pensei na lei como forma de deixar um legado à população, com ações que chamem a atenção das pessoas para cuidarem da sua saúde”, informou o vereador. Uma iniciativa importante, na opinião do coordenador de Atenção Especializada de Saúde, Edison Rodrigues Filho. “O ‘Outubro Rosa’ é promovido anualmente em diversos países e, com a lei, passa a ser institucionalizado também em Araraquara.”

Gerson da Farmácia disse que pensou na lei, como forma de deixar um legado aos munícipes

 

De fato, a prevenção é o melhor remédio contra o câncer, conforme explicado pelo mastologista responsável pela instituição, Welington Lombardi. “Nossa batalha no dia a dia é isso: tentar fazer o diagnóstico precoce. Quanto antes conseguirmos detectar esse problema, mais próximo dos 100% de cura nós chegamos.” O médico lembra que toda mulher, a partir dos 40 anos, deve passar pelo exame de mamografia anualmente ou bianualmente, conforme o caso. Fora isso, o autoexame é essencial, como orientado pelas alunas do curso de Enfermagem da Universidade Paulista (Unip) durante o evento. “Qualquer alteração – caroço, corrimento, deformação, coceira – pode ser indício da doença”, informou Rosana Lima Cabral.

Em tratamento contra o câncer de mama, a cabeleireira Marli Alves Gea Bernar descobriu o nódulo logo no começo e está otimista. O conselho que dá às mulheres é: “Façam os exames periódicos e se conheçam.” Após vencer o câncer de mama, Dorothéa Adriana Coutinho Pereira e outras amigas criaram o Grupo Chá de Lenços Único, que apoia pessoas em tratamento de câncer: “Eu já passei pelo tratamento e digo que é possível superar.”

Ambulatório

Com cerca de 340 atendimentos mensais, o Ambulatório de Atenção à Saúde da Mulher, mantido pela Prefeitura, é referência para mais de 20 municípios da região no tratamento e acompanhamento de pacientes com câncer de pelve e mama e conta com uma equipe multidisciplinar, que inclui médicos, assistentes sociais, nutricionistas, psicólogos e enfermeiros. O atendimento inicial se dá pela rede básica do município e, dependendo dos resultados dos exames, a paciente é encaminhada para a assistência especializada.

Serviço:

Ambulatório de Saúde da Mulher. Avenida Osório, nº 184. Telefone: (16) 3331-3384.