
Cerca de 40 profissionais da educação esportiva da Prefeitura de Araraquara (e outros convidados) estão capacitados para a execução do projeto Gol do Brasil. Para tal, todos participaram de um curso a cargo da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), que ocorreu na cidade, no Centro de Eventos de Araraquara e Região, entre os dias 16 e 18 de março.
Ao todo, foram 40 horas de conteúdo, divididas em 20 horas on-line (ministradas previamente) e as restantes presenciais. Por conta dessa qualificação, os profissionais formados estão aptos a instruir crianças e adolescentes de 6 a 17 anos em situação de vulnerabilidade.
Fábio Leite, Gestor das Escolinhas de Esportes da Prefeitura e ex-atleta profissional de futebol de campo, está entre os beneficiados. “Fizemos essa licença, que é a S da CBF, é voltada para o social. Tivemos contatos com excelentes profissionais. Foram diversas lições sobre as habilidades da vida. Passamos por dias extremamente agregadores, com palestras excelentes e uma estrutura fantástica”, comenta.
“Essa ação é, sem dúvida nenhuma, a maior iniciativa nesta área em todo interior de São Paulo e vem para somar aos nossos tantos outros projetos voltados à inclusão social de crianças e adolescentes por meio do esporte”, analisa o prefeito da cidade Edinho Silva (PT).
Ainda sem previsão de início em Araraquara, porém previsto ainda para o primeiro semestre de 2022, o Projeto Gol do Brasil é uma iniciativa da Confederação Brasileira de Futebol em parceria com a UNESCO, financiado pelo Fundo de Legado Copa do Mundo FIFA Brasil 2014. A ideia é promover a cidadania e a educação através do esporte e saúde, sempre com responsabilidade social e respeitando as diferenças.
(Por Matheus Vieira)
