Home Cidade

Falhas em distanciamento e uso de máscaras são constatadas em empresas

Problemas estruturais como locais com pouca ventilação natural também foram observados

259
Uso incorreto das máscaras nas empresas foi constatado pela Vigilância Sanitária

As irregularidades mais comuns encontradas pela Vigilância Sanitária nas fiscalizações de empresas em Araraquara estão relacionadas ao distanciamento dos frequentadores nos refeitórios e copas, uso de máscaras de forma incorreta, sem cobertura do nariz e da boca pelos colaboradores e problemas estruturais como, por exemplo, locais com pouca ventilação.

De acordo com a assessoria de imprensa da Prefeitura, algumas empresas/indústrias já são fiscalizadas periodicamente, devido à atividade ser passível de licença, como fábricas de saneantes, produtos para saúde, etc. As demais, que atuam em ramos que não exigem fiscalização de rotina, por conta da pandemia, estão passíveis de vistoria, por motivos de denúncia de descumprimento das regras do decreto municipal ou investigação de surto de covid-19.

No ano passado, a Vigilância Sanitária realizou 1.866 registros de inspeção relacionado à covid-19 em estabelecimento diversos, sendo lavrados 213 notificações, 4 autos de constatação e 7 autos de infração (multas). A Vigilância também realiza busca ativa e efetiva de casos entre os colaboradores. No ano passado, foram realizadas 89 investigações de casos de covid-19 em ambientes de trabalho.

Em 2021, foram realizados 237 registros de inspeção em estabelecimentos relacionados à covid-19 pela Vigilância Sanitária, com 8 autos de constatação, 42 notificação e 2 autos de infração (multas).