Início Cidade

Falta de Oncologista na Santa Casa causa temor entre pacientes

De acordo com pacientes há uma lista de espera enorme para consultas e a entidade não contrata novos profissionais. “O câncer não espera, mata”

306
Nova recepção construída em parceria com a Lupo, atenderá ao Hospital do Câncer

Em pleno outubro rosa, mês em que se conscientizam as mulheres sobre o câncer de mama entre outros que afetam milhares de pessoas todos os anos, pacientes tem encontrado dificuldades para conseguir uma consulta com médicos oncologistas no Hospital do Câncer da Santa Casa de Araraquara.

De acordo com pacientes que preferem não se identificar, existe uma lista enorme de espera para atendimento, sem contar que quando agendam no hospital, passam horas aguardando.

Nesta manhã de quinta-feira (15), havia apenas um médico na oncologia, para atender dezenas de pacientes.

Ainda segundo essas pacientes uma das médicas deixou a Santa Casa há cerca de um mês e se mudou para a cidade de Três Lagoas, mas o hospital não contratou outro profissional. Uma outra médica, teria tirado uma licença. Outro médico de acordo com elas, vai trabalhar até o final do mês, deixando assim desassistidas muitas pessoas que precisam fazer seu tratamento.

“Aqui só ouvimos que precisamos ter paciência, mas como esperar se o câncer não espera, ele mata”, afirmou ela.

Outra informação é sobre as cirurgias de câncer que são realizadas, onde, existe uma demora muito grande para começar a fazer a quimioterapia “se não passamos pelo médico, não podemos começar o tratamento, mas como vamos fazer se tem apenas um médico e a lista para as consultas só aumentam”, ressalta.

O QUE DIZ A SANTA CASA

O Portal RCIA entrou em contato com a assessoria de imprensa da Santa Casa, mas até o fechamento da matéria o hospital não havia respondido nossos questionamentos. Continuamos aguardando o posicionamento da entidade.

FALA PREFEITURA

Em contato com a Prefeitura de Araraquara, ela diz que a Secretaria Municipal de Saúde oferece este atendimento, com especialistas, no Ambulatório de Saúde Integral da Mulher. Além disso, as mulheres também podem procurar por uma unidade básica de saúde mais próxima de suas residências.

Questões referentes à falta de médicos na Santa Casa de Araraquara devem ser levadas à diretoria do hospital. A Santa Casa cumpre o contrato assinado com o município, realizando todos os procedimentos contratualizados.

O QUE DIZ A SECRETÁRIA DE SAÚDE ELIANA HONAIN