
O IFSP – Instituto Federal de São Paulo, campus Matão, recebe de 18 a 29 de novembro a exposição dedicada à obra e ao pensamento de Djamila Ribeiro, autora homenageada pela FliSol em 2024. A mostra faz parte da programação da FliSol – Festa Literária da Morada do Sol, que neste ano ampliou sua presença regional e estabeleceu diálogo com instituições de ensino parceiras.
Instalada no IFSP Matão, a exposição apresenta um recorte da trajetória intelectual de Djamila, filósofa, escritora e uma das principais referências contemporâneas nos debates sobre feminismo negro, justiça social e direitos humanos.
A exposição reúne desenhos do artista Lauro Monteiro, com fragmentos das obras de Djamila, sob a curadoria de textos de Alessandra Laurindo e Luana Antunes. A proposta é aproximar o público do conjunto de ideias de Djamila, estimulando a leitura de suas obras e provocando reflexões sobre desigualdades, cidadania e representatividade. A ação reforça o compromisso da FliSol em promover acesso à literatura e ao pensamento crítico em diferentes cidades da região.
Para a FliSol, a parceria amplia o alcance de projetos de formação e incentiva a comunidade acadêmica e o público a ocupar o espaço do IFSP-Matão com experiências culturais e educativas.
A visitação no IFSP-Matão é gratuita durante todo o período da exposição e pode ser conferida de segunda à sexta-feira, das 7h às 22h (exceto o feriado). O IFSP Matão está localizado na Rua Stéfano D´Avassi, 625, no bairro Nova Cidade.













