Home Cidade

Frentes da Cidadania organizam festa julina no Espaço Kaparaó

138
Kaparao 2

Kaparao 2Prefeito Edinho Silva entre os organizadores e participantes da festa

​​Os participantes do Programa de Inclusão Social (PIS) “Frentes da Cidadania” tiveram uma manhã especial nesta sexta-feira (13): organizaram uma festa julina no Espaço Kaparaó como tarefa do curso de Auxiliar Administrativo, realizado em parceria com o Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial).

Tinha de tudo: chocolate quente, pipoca, milho cozido, pé de moleque, paçoca, doce de abóbora, suspiro, bolo, enfim, o que uma boa festa junina ou julina tem. E toda organização da festa ficou por conta dos frequentadores do curso, desde a preparação dos alimentos até a colocação das bandeirinhas.

O “Frentes da Cidadania” é um projeto do prefeito Edinho, retomado no ano passado, e que oferece apoio para o retorno ao mercado de trabalho, com foco nas pessoas em situação de vulnerabilidade social. Edinho, inclusive, foi homenageado pelos integrantes do programa.

“Agradeço a todos os integrantes pelo carinho e pela homenagem que fizeram a mim. Eu acredito muito nesse projeto, que gera oportunidades de capacitação e reinserção no mercado de trabalho a quem mais precisa. Os depoimentos dos alunos me deixam feliz e emocionado. Estamos mudando vidas”, relatou o prefeito.

A assistente social Giovana Carvalho, que trabalha diretamente nas “Frentes da Cidadania”, explica como a festa julina se encaixa no cronograma do curso. “Os participantes do curso trabalham organização administrativa, recepção de pessoas. Eles se organizaram e dividiram as funções, organizando esta festa. Tudo foram eles que organizaram: desde a bandeirinha, o cachorro-quente, as comidas, os convites”, afirmou Giovana.

Entre os organizadores da festa, o sentimento foi de felicidade e emoção. “Foi uma experiência muito grande. Ver esse resultado pronto é um privilégio, porque você vê a união entre a gente. Olha o trabalho que nós fizemos. Foi maravilhoso”, relata Fabiana da Silva, de 32 anos, que mora no Valle Verde.

Juliana Fernanda, de 34 anos, do Parque Gramado 2, também destacou a união entre os participantes do projeto para a organização da festa. “Aprendemos muita coisa. Foi muito lindo, uma grande organização nossa. Ficou muito bom.”

Estiveram presentes no evento o vereador Gerson da Farmácia (MDB); o vice- prefeito e secretário do Trabalho e do Desenvolvimento Econômico, Damiano Neto; a presidente do Fundo Social de Solidariedade, Cidinha Silva; a secretária de Planejamento e Participação Popular, Juliana Agatte; a coordenadora do Trabalho e de Economia Criativa e Solidária, Camila Capacle; a coordenadora do Senac, Mônada Spinelli Ferraz; além de professores do curso.