O bandolinista Milton Mori é um nome de peso no cenário da música brasileira, conhecido pelo programa musical com ritmos e temas regionais brasileiros “Sr. Brasil” da TV Cultura, que foi apresentado por Rolando Boldrin. O músico é o convidado do “Choro na Praça Especial”, que será realizado hoje, terça-feira (23), no coreto da Praça Pedro de Toledo, das 20h às 22 horas.
A programação gratuita da Secretaria Municipal da Cultura e Fundart, por meio da Coordenadoria de Acervos e Patrimônio Histórico, realiza o “Choro na Praça Especial” a fim de celebrar o Dia do Choro, comemorado em 23 de abril
“Temos um apreço por fazer parte deste movimento de reconhecer o Chorinho como patrimônio cultural. Nossa cidade tem músicos referenciais no gênero e, no Dia Nacional do Choro, num ano tão especial para o choro, vamos celebrar da melhor forma possível”, defende o diretor da Fundart, Weber Fonseca. “Faremos uma edição retomando e ocupando o coreto da Praça Pedro de Toledo, um patrimônio cultural na paisagem urbana e cultural de Araraquara”, pontua.
Eloi Brito, Pedro Luiz Freitas, Junior Barros, Oliver Kofi, Rodrigo Pereira, Nemias Santana, Henrique Brandão e Guga Pires são os músicos de Araraquara participantes do projeto Choro na Praça, que ocorre mensalmente na cidade. Eles preparam uma roda de choro em homenagem ao mestre Pixinguinha e recebem o músico paulistano Milton Mori acompanhado por: Alcides Prado (violão de 7 cordas), Getúlio Ribeiro (cavaquinho) e Paulo Henrique (pandeiro).
Vale lembrar que no dia 23 de abril é comemorado o Dia Nacional do Choro, por ser a data de nascimento de Pixinguinha, um dos pilares da música popular brasileira e em especial do choro.
O Choro na Praça Especial tem acesso gratuito a todos os interessados e contará com os ambulantes da praça no comércio de bebidas e alimentos e também com instalação de banheiros químicos. A Praça Pedro de Toledo está localizada na Avenida Portugal, entre as ruas 6 e 7, na região central.