Na tarde da quarta-feira (4), foram sancionadas pelo prefeito Edinho Silva (PT) duas leis de autoria da Prefeitura, elaboradas após indicação da vereadora Juliana Damus (Progressistas). A primeira delas é a abertura de um crédito de R$ 150 mil para a aquisição do “Castramóvel”, um trailer projetado para levar aos bairros e assentamentos da cidade procedimentos veterinários de baixa complexidade e castração de gatos e cachorros.
Os recursos são oriundos de uma emenda parlamentar obtida pelo deputado federal Guilherme Mussi (Progressistas), por intermediação da vereadora e companheira de partido. “O Castramóvel era algo que a gente queria há muitos anos, mas não é fácil porque é um custo com que o Executivo não consegue arcar. Com a implantação do sistema, será possível descentralizar o serviço de castração e facilitar o acesso a proprietários de animais que moram longe do Parque Pinheirinho, onde a Prefeitura disponibiliza atendimentos veterinários. Além da castração conseguiremos fazer campanhas de vacinação e de conscientização”, destacou Juliana
Passa a valer também no município a isenção do pagamento da tarifa de estacionamento rotativo público (Área Azul) para pacientes em tratamento oncológico para todos os hospitais da cidade. A Lei Ordinária nº 9.362, de 10 de setembro de 2018, já assegura a isenção da tarifa para pacientes do Hospital Santa Casa de Misericórdia. Para a vereadora, a legislação vai ajudar essas pessoas, uma vez que são muitos os gastos durante o tratamento. “Há gastos com remédios, exames, alimentação e, às vezes, com o próprio tratamento. Por isso, essa medida vai ajudar no orçamento dessas famílias”, justificou.
Após assinar a sanção, Edinho parabenizou a parlamentar pela iniciativa. “São duas leis muito importantes. A isenção da Área Azul cria um ambiente de solidariedade na cidade, que passa a se colocar no lugar das pessoas que enfrentam o câncer. Por outro lado, o Castramóvel é uma luta antiga das protetoras dos animais, mas que apenas foi possível pela emenda conquistada pela vereadora juntamente com o deputado Guilherme Mussi”, concluiu.