Home Cidade

Lapena é empossado prefeito e com Meire vai administrar Araraquara por quatro anos

O médico que se apresentou nas urnas como "Doutor Lapena" nas eleições de outubro e tornou-se prefeito de Araraquara aos 60 anos de idade tomou posse neste final de tarde em Araraquara, devendo governar com sua vice Meire Laurindo.

29
Lapena faz o juramento e assina o livro sendo empossado prefeito de Araraquara (Foto: João Carlos)

O médico Luís Cláudio Lapena Barreto, o doutor Lapena, do Partido Liberal assumiu o Poder Executivo de Araraquara nesta tarde de quarta-feira (01) em cerimônia realizada no CEAR – Centros de Eventos da cidade. Ele foi eleito, na eleição municipal realizada no dia 06 de outubro, recebendo 55.158 votos, o correspondente a 49,18% dos votos válidos. Empossado prefeito ao lado da sua vice Meire Laurindo, do Republicanos, Lapena terá um mandato de 4 anos.

Com ligeiro atraso, inicialmente, foram chamados e empossados os 18 vereadores, permanecendo na presidência dos trabalhos Rafael de Angeli, do Republicanos, por ter sido o vereador mais votado (4.052 votos); ele convidou, Emanoel Sponton, do Progressistas para secretariá-lo na mesa diretiva dos trabalhos. Também foi ele que pediu para que uma comissão formada pelos vereadores Michel Kary, Enfermeiro Delmiran, Cristiano da Silva e Geani Trevisóli, acompanhasse o acesso de Lapena e Meire no recinto.

Tanto os vereadores, como o novo prefeito e sua vice, cumpriram o protocolo, seguindo as regras previstas no Regimento Interno da Câmara e na Lei Orgânica do Município, levantando a mão direita para o juramento de que vão cumprir suas funções de forma digna. Após a posse, cada vereador teria um tempo de até 3 minutos para o uso da palavra, contudo, alguns extrapolaram havendo a necessidade do presidente da Mesa, Rafael de Angeli insistir no cumprimento da regra.

A programação segue com o prefeito Lapena assumindo definitivamente o posto e aguardando a partir das 18h30 a escolha da nova Mesa Diretora da Câmara, bem como a posse do novo secretariado de Governo.