Devido ao feriado de sexta-feira, 1º de maio, dia do trabalhador, não houve entrega de resultados pela UNESP. Portanto, Araraquara continua registrando neste sábado (2), 93 casos confirmados de Coronavírus e 52 amostras aguardam resultados de exames. Do total de casos confirmados, 25 pessoas permanecem em quarentena e 65 já saíram.
Hoje, 07 pacientes estão internados. Destes, 06 estão em enfermaria – sendo 04 casos suspeitos e 02 confirmados – e 1 paciente confirmado está internado em UTI.
Foram notificados, até o momento, 03 óbitos confirmados decorrentes de Coronavírus na cidade e 01 aguarda resultado de exame.
O boletim explica que – os casos suspeitos e confirmados, assim como seus comunicantes, estão sendo monitorados pela Secretaria Municipal da Saúde. O objetivo é orientar e cobrar o cumprimento da quarentena.
O Comitê de Contingência do Coronavírus de Araraquara, neste sábado (2) reforça o apelo à população de Araraquara para que se atente às indicações de todas as autoridades de saúde para a importância do isolamento social. Este é o único método para bloquear a transmissão do novo coronavírus.
A situação de Araraquara vem se alterando dia-a-dia. O mapa dos resultados de exames, realizados graças a uma parceria entre a Prefeitura e Unesp, nos mostra que o vírus está em circulação por todas as regiões da cidade.
O Comitê reforça ainda a obrigatoriedade do uso de máscaras, preferencialmente de pano (caseiras) para casos de extrema necessidade de sair de casa. As máscaras (ou proteção de nariz e boca) devem ser usadas nos espaços públicos, assim como no transporte coletivo e ambientes comerciais e de trabalho.
No interior de veículos, no trânsito, o equipamento de proteção somente poderá ser dispensado se a pessoa estiver conduzindo veículo próprio e privativo, na companhia de pessoas da sua convivência, que residem no mesmo local. Se a circulação estiver sendo feita em veículo de aplicativo, a máscara é obrigatória.
Os menores de 2 anos não devem usar máscara, porque correm o risco de sufocamento.
A fiscalização da medida será feita pelos órgãos municipais competentes.
A Prefeitura providenciou a confecção de máscaras caseiras para serem entregues em pontos e situações específicas.
A entrega destas máscaras será feita por vários setores da Prefeitura, que estão organizados para identificar as situações de necessidade de uso e vulnerabilidade. Nestes casos, eles vão realizar as orientações necessárias e a entrega de máscaras.
SANITIZAÇÃO
Também teve início neste dia 1º de maio, conforme resolução nº 4 da Prefeitura, a sanitização dos locais públicos. A sanitização (ou desinfecção) de ambientes é realizada através de nebulização com a utilização de um produto específico à base de Quaternário de Amônia. Este produto possui ação altamente eficaz no combate a vírus, bactérias e fungos. Nesta sexta, o Terminal Central de Integração passou pelo procedimento. As Unidades de Pronto-Atendimento da cidade, bem como o Hospital da Solidariedade também receberão a nebulização.
BAIRROS COM CASOS CONFIRMADOS DE CORONAVÍRUS