De acordo com o urologista da Unimed Araraquara Dr. Luiz Mario Gentil Neto, o recado transmitido durante o Mês de Conscientização sobre a Saúde do Homem vai muito além da prevenção ao câncer de próstata. “Queremos também enfatizar a necessidade da população masculina procurar uma avaliação médica para um melhor controle de sua saúde de uma maneira geral”, comenta.
Algumas das doenças recorrentes com o decorrer da idade podem ser previníveis com determinados exames. Por exemplo: fazer uma avaliação do nível da creatina e a uréia auxilia no diagnóstico da insuficiência renal.
“É importante também, sempre que possível, realizar uma análise da urina. Com ela, podemos detectar sangramento, quantidade de glicose em excesso e perda de proteínas. Tudo isso pode indicar câncer de bexiga, insuficiência renal e cálculos renais. Outra situação muito freqüente na população masculina é o déficit hormonal”, explica.
O especialista também reforça a importância da prática de hábitos saudáveis, como a atividade física regular, alimentação balanceada e a redução do consumo de bebidas alcoólicas e o abandono do tabagismo. “Com esse equilíbrio, diminuem as chances de desenvolver o câncer de próstata e também outras enfermidades “, comenta.