Home Cidade

Moradores do Portal das Laranjeiras reclamam de derramamento de esgoto

A Represa do Lajeado foi limpa no ano passado, mas esgoto do bairro corre a céu aberto

338
Esgoto correndo na última sexta-feira (7)

A retirada de Aguapés que cobria cerca de 90% da Represa do Lageado que margeia o Portal das Laranjeiras, teve início em Agosto de 2019 e seu término em Novembro. Com recursos liberados pela Câmara Municipal até o limite de R$ 780 mil reais para ser utilizado, na limpeza.

É de conhecimento público que quando aparecem aguapés nas águas represadas ou rios é porque existe um alto índice de poluição, material orgânico, fertilizantes químicos ou ainda esgoto.

A limpeza só foi realizada após um TAC – Termo de Ajuste de Conduta – firmado entre Departamento Autônomo de Água e Esgoto (DAAE) e Ministério Público, resultado de um Inquérito Civil instaurado após representação formulada pelo Conselho de Moradores do Portal das Laranjeiras em 2017, que solicitava na ocasião uma apuração sobre as causas da proliferação da vegetação, prejudicando a fauna e a qualidade da água.

Ocorre que moradores do Portal das Laranjeiras estiveram na última sexta-feira (7) na estação de elevação de esgoto do bairro (booster), que bombeia em direção a rede principal e se depararam com esgoto vazando a céu aberto indo direto para a represa.

A moradora Gislaine Andreghetti Dias, disse ao Portal RCIA que sempre teve a convicção de que o grande causador da poluição era o próprio DAAE, e afirmou que “é um absurdo gastar um valor exorbitante para a remoção dos aguapés e a autarquia continuar jogando esgoto na represa, isto é um crime sem tamanho, vamos novamente fazer denuncia ao Ministério Público, e já acionamos a CETESB e a Polícia Ambiental”.

O Caminhão do Daae esteve na EEE do Portal das Laranjeiras, no último sábado (8)

Ela conta também que no sábado, caminhões do DAAE estiveram no local para esvaziar a caixa que estava derramando dejetos após reclamação, mas o local não tem bomba elétrica para jogar na rede de esgoto e sempre que enche vai direto para a represa do Lajeado.

Ainda segundo moradores a bomba da elevação de esgoto foi furtada há anos e não foi recolocada, e a cada 15 dias o DAAE envia caminhões para esvaziar a caixa. “Moro no Portal das Laranjeiras há cinco anos, e este derramamento sempre acontece, então não adianta retirar aguapés e continuar a jogar esgoto na represa” – afirmou Gislaine.

Vale ressaltar que apesar de não ter finalidade de abastecimento público, a represa tem uma grande importância para os pequenos agricultores locais.

O QUE DIZ O DAAE

O Daae esclarece que, não houve furto da bomba da Estação Elevatória de Esgotos (EEE) do Portal das Laranjeiras. O que de fato ocorreu foi que, no último sábado (08/02), os tanques de armazenamento e bombeamento de esgotos da estação passaram por manutenção, limpeza e sucção. Devido às chuvas constantes dos últimos dias, os serviços de manutenção não puderam ser realizados de acordo com o cronograma preestabelecido por equipes do Daae, pela impossibilidade de acesso do caminhão de sucção, o que causou o transbordamento pontual de um pequeno volume de esgoto dos tanques de armazenamento. No sábado, dia 8, foi possível realizar os serviços necessários nos tanques. As equipes do Daae religaram o sistema de bombeamento no mesmo dia e, desde então, a estação está operando normalmente.

A EEE é responsável por encaminhar o esgoto de algumas Chácaras do Portal das Laranjeiras até o interceptor das Cruzes, que por sua vez, encaminha o efluente para o devido tratamento na Estação de Tratamento de Esgotos de Araraquara.