Início Cidade

Neste sábado o índice de isolamento social em Araraquara chegou a 46%

Cidade deu um salto positivo num dos principais itens de combate ao coronavírus, que é o isolamento social. De 39% na sexta-feira foi para 46% no dia seguinte.

39
O isolamento propicia a oportunidade de aplicação aos estudos

Ao divulgar no final da tarde deste domingo (7) o índice de isolamento social de 104 municípios no Estado de São Paulo para Araraquara veio uma boa notícia: a taxa que era de 39% no dia anterior foi superada e 46% da população decidiu não sair de casa no sábado.

O número indicado pelo SIMI – Sistema de Monitoramento Inteligente já era esperado após três dias consecutivos apontando que os casos de pessoas infectadas em Araraquara vinham aumentando.

Na quarta-feira (3) quando 34 novos casos surgiram, a preocupação, de acordo com autoridades da Saúde Pública, aumentou, pois uma semana antes (27 de maio) tivemos 16 casos num só dia.

A partir daí o Grupo de Contingência passou a trabalhar com índices mais altos de novos casos – quinta-feira (4) foram 28; sexta-feira (5) eram 21 novos casos; no sábado (6), 25 e neste domingo aconteceu o anúncio de 38 casos.

Isolamento social em Araraquara neste sábado

Isso mostra que em apenas cinco dias tivemos novos 146 casos e este apontamento aconteceu justamente no momento em que foi instalada a primeira flexibilização; logo depois vieram mais duas, facilitando a saída de casa e elevando o contato social, principalmente nos serviços.

De acordo com pesquisas feitas pelos mais importantes centros de estudos mundiais, o Brasil está vivendo, neste momento, o pico do vírus, que deve começar a diminuir a partir de julho. Ele terá sua finalização apenas no dia cinco de janeiro de 2021. Até 28 de abril, a previsão era de controle total até 1 de dezembro; em 6 de maio, era para o dia 31 de dezembro, no Reveillon. O pico da doença no mundo, segundo o estudo, aconteceu em abril deste ano, mês no qual os Estados Unidos, atual epicentro da doença, atingiu a marca de 1 milhão de infectados.