Início Cidade

NGA-3 terá ‘drive-thru’ para vacinação contra a gripe nesta quarta (25)

Idosos e profissionais da Saúde, que participam desta primeira fase da campanha nacional, podem tomar a vacina sem precisar sair do carro, das 8h às 12h

42

A Secretaria Municipal da Saúde realiza nesta quarta-feira (25) a vacinação contra a gripe por meio do modelo ‘drive-thru’ no NGA-3 (Núcleo de Gestão Assistencial), no Centro, das 8h às 12h.

Idosos (pessoas acima de 60 anos) e profissionais da Saúde, que são os grupos prioritários nesta primeira fase da campanha nacional de vacinação, poderão ser imunizados sem precisar sair do veículo, o que agiliza o processo e evita aglomerações e a exposição a outros pacientes que podem ter sintomas gripais.

O acesso será feito pela Rua Padre Duarte (Rua 4), na esquina com a Avenida José Bonifácio. “As consultas eletivas foram suspensas no NGA-3. A unidade estará disponível durante toda a manhã para esse atendimento. A pessoa não vai precisar nem descer do carro”, explica a secretária de Saúde, Eliana Honain.

O termo ‘drive-thru’ tem origem nos serviços de vendas de produtos, normalmente alimentos fast food, que permitem ao cliente comprar sem sair do carro.

Ainda nesta semana, a Secretaria de Saúde também dará início ao método ‘casa a casa’ para vacinação de idosos acamados.

Demais unidades

Além do NGA-3, vale lembrar que, nesta quarta, outras 34 unidades de saúde e o Sesa (Serviço Especial de Saúde de Araraquara) também participam da campanha de vacinação contra a gripe, das 7h às 16h30. É recomendado que os idosos compareçam nos postos de saúde sozinhos, se for possível, para reduzir o número de pessoas nas unidades.

Somente no primeiro dia de vacinação, na segunda-feira (23), 10.500 araraquarenses foram imunizados.

De acordo com o Ministério da Saúde, a priorização dos idosos na primeira etapa, mesmo diante da não eficácia da vacina de Influenza contra o coronavírus, é uma forma de protegê-los contra esse vírus e auxiliar os profissionais de saúde a descartarem as influenzas na triagem, acelerando o diagnóstico para a Covid-19 (doença causada pelo novo coronavírus).

“A campanha de influenza vem nos ajudar como estratégia de enfrentamento do coronavírus, porque a gente quer o sistema de saúde preparado e capaz de atender tudo”, afirma a enfermeira Fabiana Araújo, da Vigilância Epidemiológica, que integra o Comitê de Contingência do Coronavírus.

Confira o calendário da vacinação contra a gripe:

A partir de 23 de março: idosos (pessoas acima de 60 anos) e profissionais da Saúde;
28 de março (sábado): mutirão de vacinação dos idosos;
A partir de 16 de abril: professores (de escolas públicas ou privadas), doentes crônicos e profissionais das forças de segurança e salvamento;
A partir de 9 de maio: crianças entre 6 meses e 6 anos de idade, adultos entre 55 e 59 anos, grávidas, puérperas (mulheres que deram à luz até 45 dias antes), pessoas com deficiência, povos indígenas, privados de liberdade, adolescentes e jovens sob medida socioeducativa e funcionários do sistema prisional;
22 de maio: último dia da campanha.